A Protagonista no Cooperativismo de Crédito

A Protagonista no Cooperativismo de Crédito, com um milhão de cooperados, Cresol celebra trajetória sólida, inovação contínua e impacto social baseado no modelo de crédito colaborativo

Fundada em 1995 por 27 agricultores familiares no interior do Paraná, a Cresol nasceu como resposta concreta à exclusão financeira vivida por pequenos produtores rurais no Brasil dos anos 1980 e 1990. À época, a proposta de uma cooperativa de crédito com base solidária, em que decisões e investimentos são compartilhados, era inédita até mesmo para o Banco Central.

Três décadas depois, a instituição é uma das maiores cooperativas financeiras do país, com mais de 950 unidades espalhadas por 19 estados e um milhão de cooperados. A expansão, no entanto, não diluiu a essência do projeto original: um modelo colaborativo com foco na autonomia local, no atendimento próximo e no protagonismo dos associados.

“O que vai garantir o nosso futuro são as nossas ações hoje. A nossa capacidade de valorizar e de preservar os valores fundamentais do nosso movimento e poder, de alguma maneira, ajudar a melhorar a vida dos cooperados e, por consequência, gerar impacto positivo na comunidade”, diz Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação. A declaração sintetiza o compromisso da instituição com os princípios que marcaram sua origem e continuam norteando suas estratégias de crescimento.

Cresol alia a inclusão financeira à construção de um sistema mais democrático e justo

A lógica cooperativista, na qual cada cooperado tem poder de voto igual e participação nos resultados, continua sendo o principal diferencial. Com esse modelo, a Cresol alia a inclusão financeira à construção de um sistema mais democrático e justo.

Ao mesmo tempo, a instituição tem investido de forma consistente em inovação. A meta é clara: atender um público cada vez mais diverso, que vai do pequeno agricultor ao empresário urbano, da microempreendedora ao estudante, por meio da combinação entre soluções digitais e atendimento humano. O equilíbrio entre tecnologia e relacionamento direto nas agências garante a continuidade do vínculo com as comunidades.

Para os próximos anos, os planos envolvem ampliar os serviços digitais, atrair as novas gerações e apoiar a economia verde.

“Nascemos tão singelos, mas com sonhos muito grandes. E desenvolvemos o nosso jeito de fazer as coisas, de forma a sempre priorizar quem confia e está com a gente nessa caminhada”, diz o vice-presidente, Adriano Michelon, que foi o primeiro colaborador da cooperativa.


Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores. Fonte: forbes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *