Soluções para um mundo melhor, por Rui Schneider da Silva

“Cooperativas promovendo soluções inclusivas e sustentáveis ​​para um mundo melhor”. Este é o tema que o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito localizou para comemorar, este ano, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – sempre na terceira quinta-feira de outubro. Sobre o tema, pensamos que fazemos isso há quase dois séculos, seguindo os princípios do cooperativismo, uma ideia centenária que se mostra cada vez mais atual e necessária, porque é baseada na união das pessoas em busca de um mesmo objetivo que beneficia a todos.

Cooperar, compartilhar, ser solidário, é a chave para um mundo melhor e é isto que o cooperativismo constrói: um compromisso diário com a justiça financeira e a sustentabilidade, gerando prosperidade por meio da cooperação, da inclusão e da valorização das pessoas.

Este ano a data se reveste de uma importância adicional, pois a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 o Ano Internacional das Cooperativas, com o objetivo de destacar e fortalecer o trabalho desenvolvido por essas instituições, apresentado em mais de 100 países. A ONU e as cooperativas são aliadas para o alcance da Agenda 2030, em busca de um mundo mais digno e saudável, através da governança democrática, inclusão econômica, criação de empregos decentes e soluções locais para desafios globais, como pobreza e fome. E vão demonstrar isto com as ações que se desenvolvem e que são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

É o ano, também, da COP30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará. As cooperativas terão uma participação ativa neste debate internacional, reforçando o seu compromisso com a preservação ambiental e a transição necessária para um novo modelo econômico que coloque o ser humano e todas as formas de vida no centro das decisões, para que o planeta garanta qualidade e sustentabilidade às próximas gerações.

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é, portanto, um chamado à construção de sociedades que se organizam em torno de valores essenciais à boa convivência humana, importadora, democrática, solidária e sustentável.


Rui Schneider da Silva é Presidente do Sicoob Central SC/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *