ONU propõe celebração global das cooperativas a cada 10 anos

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, durante a COP30, a intenção de instituir a celebração do Ano Internacional das Cooperativas a cada 10 anos. O anúncio foi feito por Andrew Allimadi, representante da ONU para o cooperativismo, no painel realizado na Zona Verde da conferência, consolidando o tema na agenda global de desenvolvimento.

O evento reuniu lideranças de destaque do movimento cooperativista mundial, como Márcio Lopes de Freitas (presidente do Sistema OCB), Ariel Guarco (presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI), José Alves (presidente da ACI Américas), Arnaldo Jardim (presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop) e Roberto Rodrigues (enviado especial para Agricultura na COP30, ex-presidente da ACI e ex-ministro da Agricultura).

Reconhecimento internacional

Márcio Lopes de Freitas destacou que o reconhecimento da ONU é resultado direto da atuação das cooperativas na transformação de comunidades e territórios. Segundo ele, “chegamos ao reconhecimento das Nações Unidas porque conseguimos transformar vidas. O cooperativismo lida com a essência da humanidade e, por isso, é capaz de promover mudanças profundas, às vezes silenciosas, mas sempre consistentes”.

Andrew Allimadi, em sua mensagem oficial, agradeceu ao Sistema OCB pelo protagonismo durante o Ano Internacional das Cooperativas em 2025 e apresentou resultados preliminares da mobilização global: o site criado para acompanhar as ações recebidas mais de 140 mil visitas de 185 países, com numerosos eventos de sensibilização e construção de consenso entre cooperativas.

Avanços institucionais e técnicos

O representante da ONU também anunciou avanços nas discussões técnicas e institucionais desenvolvidas junto à ACI, ao CM50 e ao Comitê para Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), incluindo a elaboração de um novo marco estatístico para medir o impacto econômico e social das cooperativas.

Allimadi oficializou a proposta da ONU: “A Assembleia Geral pretende aprovar a realização de um Ano Internacional das Cooperativas a cada 10 anos. O próximo seria em 2035. Teremos tempo para aprender com 2025, evoluir, inovar e fortalecer o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e na integração das pessoas”.

Impacto e perspectivas

A iniciativa reforça o papel das cooperativas como agentes de transformação social e econômica, promovendo a inclusão, o desenvolvimento sustentável e a integração global. O reconhecimento periódico pela ONU tende a ampliar a visibilidade do setor, estimular a inovação e fortalecer parcerias internacionais, consolidando o cooperativismo como protagonista na agenda do desenvolvimento.

Elaborado pelo Portal do Cooperativismo Financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *