Mas afinal, o que é uma cooperativa?
Cooperativa é uma sociedade de pessoas, que se organizam em torno de uma empresa coletiva, com o objetivo de prestar-lhes serviços. Dessa forma a empresa coletiva se constitui como uma extensão das atividades de seus membros. Portanto, a cooperativa no meio onde atua, dentro de uma economia de mercado, não pressupõe que ela seja uma empresa, mas que ela tenha uma empresa. Em outras palavras, a cooperativa não é a empresa, ela tem uma empresa de propriedade coletiva que deve servir diretamente os seus cooperados.
Para compreendermos a cooperativa, precisamos entender suas duas dimensões: a de caráter social, composta pela sociedade de pessoas, e a outra de caráter econômica, constituída pela empresa coletiva. A sociedade deve ser liderada, enquanto que a empresa precisa ser administrada de forma profissional. Desta forma cumprirá com a sua vocação que é organizar economicamente as pessoas, para que tenham mais renda e buscar melhor qualidade de vida.
Essas características conferem à cooperativa uma importância que a diferencia de outras organizações. É a única instituição que tem compromisso com o desenvolvimento do território onde atua. Não possui outro endereço e nem possibilidade de mudança de endereço. Produz externalidades que não beneficiam apenas a sua sociedade, mas sim, a comunidade que está localizada no entorno da cooperativa. Enquanto o capital tem compromisso com o lucro, a responsabilidade da cooperativa tem compromisso com o desenvolvimento das pessoas.
A relação associado e cooperativa precisa ser melhor compreendida. O associado exerce vários papéis na sociedade: é dono, investidor, usuário dos serviços prestados. Isso exige da cooperativa um modelo diferenciado de governança, que considere essas relações, frente as operações de mercado realizadas, pois está construída numa base sólida de confiança e credibilidade.
Precisamos, então, identificar os papéis de propriedade e proprietário nessa relação. Propriedade é um determinado bem e que é direito de uma pessoa ou sociedade – o proprietário, que pode ser por este usufruída. No caso a empresa coletiva, erroneamente ou insuficientemente denominada de cooperativa, não pode ser proprietária, mas sim, propriedade coletiva de uma sociedade de pessoas. A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo.
Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa. Os sócios são a cooperativa e a sua expressão maior de existência.
——————————————–
Leonardo Boesche, Engenheiro Agrônomo, especialista em cooperativismo e mestrando do curso de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Possui mais de 30 anos de trabalhos desenvolvidos no cooperativismo brasileiro.
parabens pelo trabalho e exclarecimento.
Preciso de ajuda ref a cooperativa habitacional gostaria de saber quando se sou apenas cooperado ou sócio e dono
Muito bom texto
Gostei do texto. Estou organizando uma cooperativa habitacional na area de habitacao popular HMP e estou na fase juridica. O foco é iniciar a captação no máximo até dezembro de 2019. Gostaria de receber o máximo de comentários sobre esta modalidade dos visitantes desta pagina.