Portal do Cooperativismo Financeiro Cooperativas de Crédito avançam na participação de mercado - de 2% para 2,1% do SFN - Portal do Cooperativismo Financeiro

Cooperativas de Crédito avançam na participação de mercado – de 2% para 2,1% do SFN

O BACEN divulgou no início de Abril/2011 os dados consolidados das Instituições Financeiras brasileiras com base em Dez/2010.

Na tabela abaixo é possível ver que nos últimos 3 semestres foram poucas as IF´s que avançaram na participação de mercado. A grande maioria dos Bancos reduziram sua participação percentual neste período.

As Cooperativas de Crédito, ao contrário, em Dez/2009 tinham 1,9% do volume de ativos, passaram para 2% em Jun/2010 e em Dez/2010 aumentaram sua participação para 2,1%.

Parabéns à todos que construíram este crescimento das cooperativas de crédito nos últimos anos.

As 10 maiores Instituições Financeiras em volume de ativos – Base: Dez2010

Na análise acima os ativos totais das Cooperativas de Crédito são somadas aos ativos totais dos 2 Bancos Cooperativos existentes, o Bancoob e o Banco Cooperativo Sicredi. O motivo desta soma é o fato das Cooperativas de Crédito realizarem várias de suas operações através dos Bancos Cooperativos, através de convênios. São exemplos destas operações: captação em fundos de investimento, captação de poupança rural, empréstimos de recursos oriundos de fontes oficiais (BNDES), … Todas estas operações não estão computadas nos ativos das Cooperativas de Crédito e sim no balanço dos Bancos Cooperativos, os braços financeiros das cooperativas.

Quando analisado os montantes emprestados na carteira de crédito as Cooperativas de Crédito detinham em dez/2010 o total de R$ 38,7 bilhões, representando 2,35% do total emprestado no país.

Analisando-se apenas o volume de depósitos as Cooperativas de Crédito detinham R$ 44 bilhões, 2,95% do total, em 7º lugar no ranking nacional.

 Veja outras informações sobre o assunto no link  http://www.cooperativismodecredito.com.br/MaioresBancosdoBrasil.php

 .

3 Comentários em Cooperativas de Crédito avançam na participação de mercado – de 2% para 2,1% do SFN

  1. Merece destaque a evolução das cooperativas de crédito mas ainda estamos muito distantes dos dois dígitos, que deve ser a marca a ser buscada e que colocará o cooperativismo de crédito no lugar que merece no país.

  2. Minha avó já dizia: “Vou devagar, mas vou sempre!”
    Concordo com Solon que temos buscar sem trégua os dois dígitos, mas penso que estamos crescendo, e é um crescimento consolidado, respaldado na confiança e fidelidade dos nossos associados, as grandes potências tem na base sua maior força, nisso, acho que estamos no caminho, pois, é muito fácil você trocar um banco por outro que te oferece alguma vantagem a mais, mas que está em uma cooperativa, pensa muito mais que 2 vezes em sair!!
    Bom dia a todos e sucesso ao nosso Sistema Cooperativo!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.