Sistema Sicoob

logo_Sicoob_patrocínioO Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob, na linha cooperativa, em  dez/15, era composto de 487 cooperativas singulares, 15 centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob – Sicoob Confederação, entidade de terceiro nível que, além de empresa líder do Sistema e sua porta-voz institucional, se ocupa de atividades de apoio aos negócios das cooperativas, envolvendo TI, gestão de pessoas, marketing, normas, auditoria interna, gestão de risco operacional e controles internos, compras corporativas, entre outras.

Como organizações não cooperativas, compõem ainda o Sicoob: a) o Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob); b) a Sicoob DTVM (subsidiária integral do Bancoob, gestora de recursos de terceiros); c) a Sicoob Previ (entidade fundacional, patrocinada pelo Bancoob, provedora de soluções de previdência privada); d) a Ponta Administradora de Consórcios (subsidiária integral do Bancoob, responsável pelos produtos de consórcios) e e) a Cabal Brasil (joint venture entre Bancoob, controlador, e grupo cooperativo argentino, com os papéis de processadora de cartões, bandeira e adquirente, nesse caso especialmente em relação ao cartão BNDES).

A essas empresas, juntar-se-ão a seguradora do Sicoob, em processo de constituição, também controlada pelo Bancoob, e a parceria (na forma de acordo operacional) entre o Banco e corporação global para atuar na área de adquirência (credenciamento) de meios eletrônicos de pagamento.

Estrutura_Sicoob_2014

Quanto ao Bancoob, o seu papel institucional é assegurar condições de competitividade às cooperativas no campo dos negócios, oferecendo-lhes um completo portfólio de soluções negociais, ocupando-se também da gestão de liquidez do Sistema e da sua conexão com o mercado financeiro, além de exercer atividades corporativas especializadas no interesse do conjunto das cooperativas (gestão de risco de mercado, de liquidez e de crédito, ouvidoria, consultoria jurídica, entre outras).

Presente em 23 estados da Federação e no Distrito Federal (em dez/2013 ainda não atuava no Ceará, em Sergipe e em Roraima), o Sicoob oferece serviços em mais de 2.200 pontos de atendimento, que beneficiam cerca de 2,7 milhões de cooperados. Em média, cada cooperativa do Sicoob possui 4,3 pontos de atendimento.

Do universo de associados do Sicoob, 33% são provenientes dos estados de Minas Gerais, 20% de São Paulo e 20% de Santa Catarina, totalizando 73%. Nesses estados estão também localizados 70% dos pontos de atendimento e 65% dos ativos totais administrados pelo Sistema, mostrando uma ligação direta entre associados, rede de atendimento e volume de ativos.

Cerca de 50% dos associados do Sicoob residem em municípios com menos de 50 mil habitantes.

5 Comentários em Sistema Sicoob

  1. Quando uma cooperativa possuí mais de 3000 associados e abrange uma região extensa para eleição de conselho fiscal pode ser nominal e ao mesmo tempo reservar vaga no conselho para uma determinada região onde não foi feita eleição prévia para escolha do candidato daquela região. Assim um único candidato daquela região com um único voto está eleito para o conselho, isso é legítimo???

    • Vanderlei, a Lei que regulamenta as cooperativas é a 5.764/71. Nela estão contidas muitas das respostas que você procura. A prestação de contas é anual e deve ser feita nos primeiros 4 meses após o encerramento do exercício. Esta prestação de contas é realizada nas Assembleias Gerais, local em que os associados deliberam acerca das contas apresentadas. Além disto as cooperativas divulgam seus balanços anuais em jornais de circulação local, normalmente no município sede da cooperativa.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*