Crédit Agricole negocia venda do banco grego Emporiki

O banco cooperativo francês Crédit Agricole negocia a venda da totalidade ou de uma parte do banco grego Emporiki, disseram um banco grego e uma fonte familiarizada com o assunto nesta segunda-feira.

O maior banco da Grécia, o National Bank, disse em um documento ao mercado que mantém negociações com o banco francês sobre uma “aliança estratégica” envolvendo o Emporiki. Um porta-voz do Crédit Agricole não quis comentar.

O quarto maior banco europeu em ativos tem lutado para reduzir sua exposição de 4,6 bilhões de euros (5,84 bilhões de dólares) ao Emporiki após temores de que uma saída da Grécia da zona do euro levaria a enormes perdas contábeis e forçaria um aumento de capital.

O National Bank é o primeiro banco a confirmar que mantém discussões com o Credit Agricole sobre uma possível compra do Emporiki, seja parcial ou total.

O Credit Agricole pode decidir por manter uma participação minoritária no banco grego, que no final do ano passado tinha 1,3 milhão de clientes e 22,3 bilhões de euros em empréstimos. Na semana passada, o Alpha Bank negou uma notícia de que mantinha negociações para adiquirir ativos do Emporiki.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *