Portal do Cooperativismo Financeiro Sicoob Central Cecresp comemora 23 anos - Portal do Cooperativismo Financeiro

Sicoob Central Cecresp comemora 23 anos

Cecresp foi um marco no cooperativismo de crédito brasileiro e continua inovando.

No dia 14 de outubro de 1989 foi fundada a Cecresp – Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado de São Paulo, colocando em prática o lema associativista do “juntos somos fortes”. A necessidade de um órgão representativo para defender os interesses das entidades e fortalecer técnica, financeira e politicamente o cooperativismo de crédito começou a se materializar bem antes, em 1960, quando constituiu-se a Federação Leste Meridional das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo (Feleme), formada inicialmente com apenas quatro cooperativas e com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná. Após 23 anos, foi desmembrada em quatro federações estaduais, e surgiu a Fecresp no Estado de São Paulo. A necessidade de ter um órgão financeiro gerou a Cecresp.

“A data é uma oportunidade de comemorarmos a conquista e realização de um sonho, a luta pela reestruturação e organização daquela que é hoje a maior Central de crédito do Brasil”, comemora Carlos Chiaraba, presidente do Conselho de Administração. “Somos uma Central diferenciada, a única formada por todo tipo de cooperativa, exceto as antigas cooperativas rurais”, complementa Manoel Messias, diretor presidente.

Ivanira Cristianini, da Getec – Gerência de Tecnologia e Informação da Cecresp é uma das funcionárias mais antigas da Central. “Quando entrei havia apenas 30 funcionários”, recorda. A estrutura era mais limitada e foi se profissionalizando aos poucos. “Crescemos a cada ano, participamos da aquisição do Bancoob, se alinhamos ao Sicoob e ampliamos os serviços”, complementa Ivanira, destacando que o bom clima organizacional da Cecresp favorece os trabalhos.

Messias e Chiaraba destacam algumas entre as muitas conquistas nesses últimos anos, como a compra da sede, a sistemática de capitalização permanente, a implantação da política de rateio orçamentário e da governança, educação corporativa, assessoria jurídica, auditoria, marketing, o retorno da gerência de consultoria e a consultoria eletrônica – que foi um exemplo para as outras centrais.

Suporte técnico e fomento

Desde 1988 na CrediRhodia, cooperativa número dois da Central, Irineu Aparecido Fortes, opina que a Cecresp foi uma evolução no processo de criação de federações e motivado pelo crescimento do cooperativismo de crédito. “A parte da centralização financeira com isenções tributárias foi muito importante, sem isso, as singulares ficam enfraquecidas no mercado”, destaca Irineu. Ele destaca ainda que, além do retorno de suporte técnico, a central cumpre um importante papel no fomento para a criação de novas cooperativas.

Luiz Augusto Criado, presidente da CrediNestlé, elogia a rapidez e prontidão da Central na resposta as suas consultas e tem aproveitado todos os serviços disponíveis. “Ninguém pode trabalhar isoladamente”, resume.

Fonte: Sicoob Central Cecresp

1 Comentário em Sicoob Central Cecresp comemora 23 anos

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.