Sicredi prevê crescimento total de 20% no próximo ano

O Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, reconhecida pela sua forma de organização em sistema, projeta para 2015, manter a sua trajetória de crescimento em 20% total em relação ao ano de 2014.

Mesmo com números, que ainda não foram totalmente contabilizados, 2014 também se manterá em 20% em relação a 2013. O presidente da Sicredi RS/SC Orlando Müller explica que o cooperativismo de crédito no País está crescendo. “O cooperativismo como um todo é uma forma de organização econômica das pessoas como forma de promover o desenvolvimento econômico-social”. Para se ter uma ideia, em 2013, Sicredi totalizou R$ 38,4 bilhões, e as sobras geradas cresceram 26%, atingindo R$ 846,3 milhões. As sobras, por sua vez, são correlatas ao lucro no sistema financeiro bancário.

Sob o lema “Gente que coopera cresce”, o Sicredi está presente, hoje, em 11 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás), com 1.316 pontos de atendimento em 990 cidades. Conta com 101 cooperativas de crédito filiadas e distribuídas em quatro Centrais Regionais.

Müller destaca, que a instituição valoriza a vocação econômica das regiões e, deste modo, cria oportunidades de negócios e assegura a manutenção de empregos nas comunidades. Hoje, são mais de 2,8 milhões de associados e 17,5 mil colaboradores. Um dos pilares do crescimento do Sicredi é a concessão de crédito rural (crescimento anual entre 20% e 27%). Lembra que em 2003, com a abertura das cooperativas, as pessoas físicas e jurídicas, de qualquer atividade profissional e econômica, passaram se associar. “As cooperativas, deste modo, chegaram a plenitude de suas funções, reunindo pessoas físicas e jurídicas com interesses comuns, que buscam satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais”, comenta Müller. Acrescenta que o cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os cooperados. O cooperativismo de crédito também oferece taxas mais atraentes para os associados.

O Sicredi oferece em seu portfólio mais de 100 produtos e serviços, tais como conta-corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito, caixas eletrônicos, entre outros. Diferentemente de uma instituição bancária, que possui clientes, o Sicredi, como cooperativa, conta com associados que participam dos rumos do negócio.

Müller explica que a Central Regional Sicredi RS/SC reúne 43 cooperativas e tem 623 unidades de atendimentos. No Rio Grande do Sul, o Sistema está presente em 91% dos municípios e é a instituição financeira com a maior rede de atendimento do Estado. “A Central Sicredi RS/SC projeta a criação de mais 40 unidades de atendimentos, que são locais que possuem certa similaridade com as agências bancárias”, informa.

O Sicredi acaba de lançar cartões com a bandeira MasterCard. Os cartões terão as variantes Platinum, Gold, Internacional, de crédito e débito, com aceitação nacional e internacional. Os associados também poderão participar do programa de fidelidade MasterCard Surpreenda. A expectativa, conforme divulgado pela instituição, até o final de 2015, é de emitir 400 mil unidades.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *