Cresol realiza seminário de pesquisa com Universidades

Foto Seminário1Caminhos e tendências da agricultura familiar e do crédito solidário é o tema dos estudos.

O seminário realizado na quinta-feira, 19 de maio, entre a Cresol Baser e pesquisadores das Universidades – UTFPR, UFFS, Unioeste, Unilla, Famper, Unipar, UFRRJ, Unicentro, UFPR e UFSC é uma proposta da Cresol que objetiva a construção e consolidação de parceria com as Universidades para estudos sobre a agricultura familiar.

O evento que foi organizado pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos) se insere nas demandas percebidas pela Cresol Baser durante a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (PEP 2016/2020), que destaca a necessidade de ampliar e fortalecer as parcerias com as universidades, tendo em vista as grandes transformações e mudanças da agricultura, do meio rural e dos seus impactos sobre os agricultores familiares e demais atores, individuais e coletivos.

Durante a abertura do Seminário, o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, apresentou o contexto histórico e contemporâneo do Sistema aos pesquisadores participantes e destacou a importância do evento para a Cresol, já que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento.

“Queremos promover e fortalecer o debate sobre as estratégias produtivas dos agricultores familiares, como as cadeias produtivas e a gestão do crédito solidário, e essa parceria com os pesquisadores será muito importante diante das transformações da agricultura”, destacou Thomé.

No decorrer do seminário os pesquisadores apresentaram os projetos relacionados ao Cooperativismo de Crédito, Cresol e Agricultura Familiar sob a coordenação do professor doutor Dirceu Basso da Unilla e do doutor Antonio Inácio Andriolli, vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Também foi desenvolvido o painel ‘Estratégias Produtivas – Um olhar especial sobre a Cadeia Produtiva do Leite e Agroindústrias Familiares’, coordenado por Ari de David, Consultor em Extensão Rural da Cresol, Alzimiro Thomé, professor Miguel Perondi e Dr. Marcio Gazola, ambos da UTFPR de Pato Branco, e Profa. Dra. Rosane Triches da UFFS de Realeza. O segundo painel tratou das ‘Políticas Públicas do Crédito e a inserção do Cooperativismo no desenvolvimento local regional’, coordenado por Luiz Levi Tomacheski, diretor secretário da Cresol, Vanderley Ziger, Presidente do Infocos, professor doutor Fábio Búrigo, da UFSC, e pelo professor doutor Adilson Alves dos Santos, da Unioeste de Francisco Beltrão.

Finalizando o evento, o Coordenador de Formação do Infocos, José Vandresen, e os professores Dirceu Basso, da Unilla, e Almir Gnoato, UTFPR, apresentaram as perspectivas e síntese de temas e desafios para pesquisa a partir da realidade Cresol.

1 comentário

  1. Sistema familiar Cresol inovando novamente, parabéns grande parceria com as universidades! Poderia ocorrer aqui no Rio Grande também tenho interesse neste projeto. Fraterno abraço

    Gestor de Cooperativas pela Escoop/Sescoop-RS
    Mediador Judicial Cível Tribunal de Justiça-RS (voluntário em treinamento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *