Portal do Cooperativismo Financeiro Confederação Cresol – Portal do Cooperativismo Financeiro

Confederação Cresol

ConfesolA Confederação Cresol representa as cooperativas vinculadas ao movimento da agricultura familiar e economia com interação solidária. Até meados de 2016 chamava-se Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária). A história desse movimento iniciou-se no final da década de 80, quando pequenos agricultores e assentados da reforma agrária nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Paraná e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com dificuldades para acessar crédito de custeio e de investimentos, estruturaram o Fundo de Crédito Rotativo, financiado pela Agência de Desenvolvimento da Igreja Católica da Alemanha (Misereor) e administrado por entidades e movimentos pastorais, sindicais, não-governamentais, associativas e sem-terras. A partir dessa experiência, surgiu a necessidade de se criar instituições de crédito, raiz para que, em 1995, nascessem as primeiras cooperativas da espécie, sob a marca Cresol.

No ano de 2004, as cooperativas constituíram a Ancosol – Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito de Economia Familiar e Solidária e, em 2008, foi criada a Confesol, uma confederação formal, reconhecida como sistema organizado no universo do cooperativismo de crédito brasileiro. A Confesol tem como sede a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, e sua principal atribuição é a gestão do software Colmeia.

A Confederação Cresol tem como filiadas as seguintes centrais e respectivas cooperativas singulares:

  • Cresol Baser, com sede no Paraná;
  • Cresol Central, com sede em Santa Catarina;
  • Cresol Central Sicoper
  • Crehnor, com sede no Rio Grande do Sul;
  • Ascoob, com central na Bahia.

Cerca de 80% dos associados da Confederação Cresol residem em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Leia a notícia: 

Diretores aprovam a mudança da Confesol para Confederação Cresol

3 Comentários em Confederação Cresol

  1. Prezados Senhores:Supondo que um proprietário rural arrende para mim a terra,pergunto se a CONFESOL me financiaria o custeio agrícola e em que condições?

    • ola amigo a confederação é uma entidade de representação das cooperativas de interação solidaria, as instituições que realizam financiamento e repasse de verbas como o custeio que são oriundas de instituições como BNDES E BRDE, são as cooperativas, para maiores informações recomento que você procure uma das cooperativas citadas anteriormente para maiores esclarecimentos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.