Cooperativismo

ACooperativismo é a união de pessoas e empresas que, com os mesmos objetivos e interesses, buscam o desenvolvimento econômico e social por meio da colaboração e da ajuda mútua.

A Cooperativa não tem Sócios…
… são os Sócios que tem a Cooperativa”
Leonardo Boesche

Pessoas ajudando pessoasCooperativa de Crédito é uma instituição financeira organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios sócios, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. 

O sócio, enquanto DONO, tem participação nas decisões que são tomadas em assembleia. Lá ele elege pessoas para administrar a cooperativa em seu nome. Enquanto USUÁRIO, ele utiliza os produtos e serviços que a cooperativa disponibiliza aos sócios (empréstimos, aplicações, depósitos, seguros, consórcios e outros).

Em uma Cooperativa todas as movimentações financeiras feitas pelos associados são revertidas em seu benefício através de preços competitivos e da participação na distribuição das sobras. Por fim, os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida.

As cooperativas não visam lucros. O resultado alcançado (sobras) é repartido entre os sócios, de acordo com a respectiva participação nas operações e movimentações.

Cooperativismo e seus diferenciais

Cooperativismo no Mundo

Em muitos países do mundo, as Instituições Financeiras Cooperativas figuram entre as principais instituições financeiras do país. Por exemplo:

  • É na França que vemos a maior expressão do cooperativismo financeiro do mundo. As instituições financeiras cooperativas francesas movimentam 60% dos recursos financeiros do país. O francês Credit Agricole, maior banco cooperativo do mundo, figura na lista dos 50 maiores bancos mundiais quando levado em conta o volume de ativos administrados.
  • Além disso, na Alemanha o cooperativismo financeiro administra cerca de 25% dos ativos financeiros.

No Brasil, as cerca de 800 cooperativas existentes, administram ativos em torno mais de R$ 200 bilhões, oriundos de 15 milhões de associados. Somadas, as cooperativas ocupam a 6ª posição entre as maiores instituições financeiras do país.

O Banco Central do Brasil é o responsável pela autorização de funcionamento e pela fiscalização das cooperativas de crédito, de forma idêntica aos bancos.

O Cooperativismo possui também legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009. Da mesma forma que nos bancos, os administradores das cooperativas financeiras estão expostos a Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492) caso incorram em Má Gestão ou Gestão Temerária de Instituição Financeira.

As cooperativas, ao se unirem em centrais e confederações, obtêm ganhos de escala e de complementaridade, o que melhora a viabilidade econômica delas. Os principais sistemas cooperativos que operam no Brasil são: SICREDI, SICOOB, UNICRED, CRESOL e AILOS. Por fim, existem ainda as Cooperativas Independentes (solteiras), não ligadas a uma Confederação, Central ou a um sistema.

Cooperativa Singular, Central e Confederação

Conheça neste Portal mais informações sobre o Cooperativismo Financeiro no Brasil e no Mundo.

15 Comentários

  1. gostaria de saber se a financeira,Master Créd BVW) É legal no mercado pois tentei fazer um empréstimo e a pessoa que me atendeu me falou para depositar um valor de 290 reais.Para meu empréstimo ser liberado.Caso eu depositasse esse valor de manhã a tarde o meu empréstimo já estaria na conta. por favor se alguem puder me ajudar. obrigada!

    1. Não faça isso é golpe e eu já cai nele.

  2. Boa noite favor mande para mim mais rapido possivel uma nova senha que esqueci
    prececiso saber qual o meu capital e qual o devedor
    mais rapido possivel

    1. Valdelito! Você tem que entrar em contato com a sua cooperativa para obter as informações solicitadas.

  3. Boa tarde.

    Onde encontro informações sobre o número de cooperativas de crédito solteiras no RS?

    Quais são?

  4. Porque os juros da cooperativa são bem menores que os outros bancos?

    1. Regina, boa tarde! Para poder lhe auxiliar na sua dúvida são necessárias mais informações, como juros de empréstimo ou aplicação? Qual o tipo de operação? Se tiver interesse podes nos enviar informações mais detalhadas pelo email contato@cooperativismodecredito.coop.br

  5. Fechei minha com ta na cooperativas em sc me mudei para canela RS mas não consegui sacar meus ativos(a entrada que dei e todo mes era desconto)disseram que so podia tirar 30 dias depois de fechar.vim embora antes vou para sc será que posso sacar ainda?

    1. Carina! Acredito que sim, mas tens que verificar junto a cooperativa os procedimentos.

  6. Gostaria de saber se a cooperativa Viver Livre. Org é cadastrada e se é confiável. Desde já agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *