Após termos conhecido o Cooperativismo de Crédito na Espanha no início do mês de junho/10 é hora agora de divulgar os dados colhidos nas visitas que realizamos ao Banco Cooperativo Espanhol e também na Caja Laboral, braço financeiro do grupo Mondragón Corporação Cooperativa (MCC).
O Cooperativismo de Crédito na Espanha movimentava em final de 2008 US$ 158 bilhões, valor este 5 vezes maior do que o total brasileiro, sendo que este montante era administrado por apenas 81 cooperativas de crédito, bastante inferior às 1.400 cooperativas de crédito existentes no Brasil.
As 3 maiores Cooperativas de Crédito da Espanha, mesmo quando analisadas individualmente são maiores do que a soma de todas as cooperativas do Sistema Sicredi ou do Sistema Sicoob.
Apesar de possuir 5.141 pontos de atendimento, as Cooperativas de Crédito espanholas não focam suas ações nos grandes centros urbanos.
Prova disto é que apenas 119 de suas chamadas “oficinas” estão localizadas em Madrid e outras 90 estão em Barcelona, as duas cidades mais populosas da Espanha. A força das Cooperativas espanholas está no interior do país.
A maior concentração de pontos de atendimento é no sul da Espanha, na comunidade autônoma de Andaluzia, com 22% de todas as agências (1.149), seguida do País Valenciano (leste espanhol) com 889 (17%). Isoladamente, a província de Valência tem 489 pontos de atendimento, a maior quantidade individual, seguinda por Zaragoza (comunidade autônoma de Aragón) com 281.
Estas são apenas algumas das informações disponíveis no link http://www.cooperativismodecredito.com.br/CooperativasdeCreditonaEspanha.php. Clique e confira.
Em breve estarei divulgando as informações compiladas do Seminário de Cooperativismo no qual participamos em Mondragón. Aguarde.