Cooperativismo de Crédito na Espanha – relato da visita

Após termos conhecido o Cooperativismo de Crédito na Espanha no início do mês de junho/10 é hora agora de divulgar os dados colhidos nas visitas que realizamos ao Banco Cooperativo Espanhol e também na Caja Laboral, braço financeiro do grupo Mondragón Corporação Cooperativa (MCC).

O Cooperativismo de Crédito na Espanha movimentava em final de 2008 US$ 158 bilhões, valor este 5 vezes maior do que o total brasileiro, sendo que este montante era administrado por apenas 81 cooperativas de crédito, bastante inferior às 1.400 cooperativas de crédito existentes no Brasil.

 

As 3 maiores Cooperativas de Crédito da Espanha, mesmo quando analisadas individualmente são maiores do que a soma de todas as cooperativas do Sistema Sicredi ou do Sistema Sicoob.

Visita ao Banco Cooperativo Espanhol em Jun/2010
Visita ao Banco Cooperativo Español

 

Apesar de possuir 5.141 pontos de atendimento, as Cooperativas de Crédito espanholas não focam suas ações nos grandes centros urbanos.

Prova disto é que apenas 119 de suas chamadas “oficinas” estão localizadas em Madrid e outras 90 estão em Barcelona, as duas cidades mais populosas da Espanha. A força das Cooperativas espanholas está no interior do país.

 

A maior concentração de pontos de atendimento é no sul da Espanha, na comunidade autônoma de Andaluzia, com 22% de todas as agências (1.149), seguida do País Valenciano (leste espanhol) com 889 (17%). Isoladamente, a província de Valência tem 489 pontos de atendimento, a maior quantidade individual, seguinda por Zaragoza (comunidade autônoma de Aragón) com 281.

 

Estas são apenas algumas das informações disponíveis no link http://www.cooperativismodecredito.com.br/CooperativasdeCreditonaEspanha.php. Clique e confira.

 

Em breve estarei divulgando as informações compiladas do Seminário de Cooperativismo no qual participamos em Mondragón. Aguarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *