Construa uma boa história com as pessoas. Essa é a melhor receita para gerar boas memórias sobre você”. A afirmação é da consultora de Gestão de Carreiras da Right Management, Carmem Velloso, sobre como se construir uma boa rede de contatos no mundo profissional, também chamada como networking.
De acordo com ela, o termo é bastante utilizado, mas nem sempre é bem compreendido pelos profissionais. Isso porque muitas pessoas se limitam à troca de informações com as demais, sem pensar em manter um relacionamento, ou em cultivar o networking. Além disso, só lembram da rede na hora de procurar uma nova recolocação e não enquanto estão empregados.
“Converse, troque ideias, se apresente, explique os seus objetivos e tenha certeza que a pessoa que está recebendo as informações compreendeu seus objetivos e a sua atuação profissional”, explicou a consultora.
CONTATO VIRTUAL X PESSOAL: – Carmem afirmou que, com a correria, os profissionais acabam por recorrer apenas aos contatos virtuais, mas que é preciso realizar pessoais. “Usar a tecnologia e a disseminação das redes sociais é importante, sem dúvida, mas o contato presencial continua sendo a melhor maneira de aplicar o networking. Reserve um horário para rever aquela pessoa que não encontra há algum tempo”.
Confira, abaixo, algumas dicas de Carmem para a construção de um networking adequado
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Estabeleça um assunto em comum;
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Torne-se uma pessoa interessante, estando bem informada;
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Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
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Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
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Conduza as conversas;
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Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação corretamente;
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Certifique-se de que a pessoa entendeu suas intenções;
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Seja você mesmo;
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Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
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Em contatos por telefone, pergunte a disponibilidade do ouvinte naquele momento. Caso esteja ocupado, ligue novamente, já que existem pessoas que esquecem de retornar as chamadas;
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Esteja sempre pronto para ajudar;
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Mantenha o canal aberto para novos contatos;
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No caso da busca de recolocação, tenha controle das pessoas com quem conversou, quando e o que foi dito;
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Cuide da história que você está construindo.
Fonte: Administradores.com.br