Painel do II Fórum Nacional de Cooperativas de Crédito de MPE mostra resultados de quatro cooperativas inovadoras de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já desponta como o grande parceiro das cooperativas de crédito. Cerca de 40% da carteira de microcrédito do BNDES é constituída de repasses para as cooperativas que operam com micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.
O painel “Cooperativismo de Crédito e Microfinanças”, que fez parte da Programação do II Fórum Nacional de Cooperativas de Crédito de MPE – Disseminando Boas Práticas e Governança, mostrou a sinergia já consolidada entre o BNDES e esse segmento financeiro, tendo o Sebrae como articulador, na promoção do desenvolvimento local.
Coordenado pelo gerente de Acesso de Serviços Financeiros do Sebrae em Minas Gerais, Alessandro Barbosa Chaves, o painel, no formato de um talk show, mostrou as experiências de sucesso das cooperativas Sicoob Credinova, sediada em Morada Nova (RJ); Sicredi Empresarial, de Campo Grande (MS); Sicredi Noroeste de Três de Maio (RS) e da Cresol Cerro Azul (PR).
INOVAÇÃO
-
Carlos de Paula Coelho de Souza, da Sicoob Credinova, informou que a cooperativa tem 6.500 clientes espalhados por 15 municípios do centro-oeste mineiro. A grande inovação da cooperativa que nasceu rural e se adequou ao regime de livre admissão em 2007, foi a diversificação dos serviços prestados aos associados e a implementação da metodologia (orientação e monitoramento) do microcrédito nas operações de financiamento com toda a carteira de clientes. Antes disso, a inadimplência na área de microcrédito, em 2008, era de 0,4% enquanto nas demais operações estava em torno de 5,11%. Agora, considerando-se todas as operações a inadimplência geral caiu, em dois anos, para 1,8%.
-
Paulo Bender de Camargo, da Sicredi Noroeste informou que a a cooperativa atua de acordo com as necessidades do negócio do cliente. Por exemplo, dá atenção para jovens que queiram instalar lan-houses. Também pretende associar sete mil crianças e adolescentes, além de financiar reformas de casas e reparos de veículos. Trabalha em conjunto com as associações comerciais/empresarias e também com sindicatos de agricultores.
-
Patrícia Belter Grau informou que a Sicredi Empresarial fez uma parceria com a Associação de Ambulantes de Campo Grande, o que ampliou em 479 o número de seus associados. A cooperativa passou a atuar dentro do “camelódromo”, facilitando a vida dos lojistas.
-
Já Adriano Briatori, da Cresol Cerro Azul mostrou como o trabalho próximo aos seus associados, no caso produtores rurais, pode garantir-lhes a inserção em programas de compras de alimentos do governo, destinados tanto à merenda escolar ou à assistência social. Inserção que garante renda constante e melhor qualidade de vida às famílias desses produtores.
Fonte: revistapegn.globo.com