Por Ricardo Coelho
Provavelmente estamos despendendo esforços na elaboração ou revisão do nosso Planejamento Estratégico. Não há dúvidas que é uma eficiente ferramenta quando usado em empresas que comercializam bens com forte apelo tangível. Contudo, sugiro que reflitamos se não seria prudente reinventá-lo para nosso modelo de negócio, que tem como seu maior diferencial competitivo a entrega de serviços com emoção, respeitando a percepção individual dos associados.
Visando fornecer reflexões aos executivos e gestores do cooperativismo de crédito, lembramos que, nesta época, nos dois últimos anos, foram postados no site www.ricardocoelhoconsult.com.br dois artigos sobre Planejamento. Certamente darão grandes subsídios para que vossos esforços sejam ainda mais realistas.
-
1º “Planejamento Estratégico 2.009 – O sorriso do imperador” (link)
-
2º “Planejamento Estratégico 2.010 com Winston Churchill” . (link)
É importante frisar que neste último foi postado um anexo didático contendo rica apresentação de 10 slides em PowerPoint, que norteia pensamentos para suas reflexões antes de iniciar o desenho de seu Planejamento Estratégico.
Que façam bons proveitos destas releituras. Mas não se esqueçam que em nosso site há mais 50 artigos sobre temas fortes de devem ser ponderados antes de qualquer tomada de decisão ou redesenho do Planejamento Estratégico. Todos eles em download em Word, ou em MP3, para ouvir no próprio site ou baixar.
Ricardo Coelho é Consultor para Cooperativas de Crédito (ricardocoelhoconsult.com.br)