Eleitos os novos conselheiros de administração da Confederação Sicoob

Novo conselho de administração da Sicoob Confederação

A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em 22/3, no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília (DF), elegeu o novo Conselho de Administração da Confederação, reconduzindo o presidente do Sicoob Goiás Central, José Salvino de Menezes, na qualidade de presidente do referido conselho, para um mandato de três anos à frente do Sicoob Confederação.

Além do presidente foram eleitos os seguintes conselheiros, também para mandato de três anos:

  • Alberto Ferreira (Sicoob Central Crediminas),
  • Bento Venturim (Sicoob Central ES),
  • Henrique Castilhano Vilares (Sicoob Central Cocecrer) e
  • Jadir Girotto (Sicoob Central MT/MS).

As eleições deste ano resultaram na adoção da nova estrutura de governança corporativa do Sicoob Confederação, a qual consiste na existência de Conselho de Administração e de Diretoria Executiva subordinada, demonstrando perfeita harmonia com as melhores práticas de governança corporativa e, ainda, alinhamento com os modelos que estão em implantação pelas cooperativas do Sicoob.

A partir de agora o Conselho de Administração da Confederação substitui o modelo administrativo da Diretoria Colegiada, que reunia 14 presidentes das Centrais do Sicoob.

A Diretoria Executiva permanece composta por:

  • diretor-presidente, José Savino de Menezes
  • Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, diretor de Desenvolvimento Organizacional, e
  • Ricardo Antonio de Souza Batista, diretor de Tecnologia da Informação (TI).

Na AGO também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal da seguinte forma:

  • Efetivos – Francisco Greselle (Sicoob Central SC); Hélio de Oliveira Pinha Júnior (Sicoob Central DF); Íris Fernando de Castro (Sicoob Central Norte).
  • Suplentes – Luiz Ajita (Sicoob Central PR); João Feitoza Neto (Sicoob Central NE); Paulo César Gomes Guerra (Sicoob Central Cecremge). O mandato será de um ano.

Estatuto Social

No mesmo dia (22), foi também realizada Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com fulcro específico para alteração do Estatuto Social do Sicoob Confederação. As principais mudanças dizem respeito à alteração dos princípios de governança, mediante criação do conselho de administração e do organograma da Confederação, com destaque para a Gerência de Auditoria (Geaud) e a Gerência de Controles Internos e Riscos (Gecir) que agora são subordinadas operacionalmente ao Conselho de Administração.

Fonte: Sicoob Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *