O dia 24 de fevereiro de 2011 ficará marcado na história da Sicredi Centro Norte MT e do município de Nova Mutum. Um monumento em homenagem ao Cooperativismo de Crédito foi inaugurado na presença da diretoria, colaboradores, sócios fundadores, autoridades e comunidade. Após o ato solene, foi servido um bolo em comemoração aos 21 Anos de fundação da Cooperativa.
O monumento que passará a fazer parte do dia a dia na comunidade mutuense simboliza uma trajetória de mais de duas décadas de luta, garra, união e, sobretudo de determinação dos sócios fundadores que nos momentos mais difíceis não deixaram o sonho se acabar.
A obra de arte foi criada pelas mãos do escultor Nelson Piga. Cada personagem que compõe o monumento representa uma parte da história da Cooperativa e do Estado de Mato Grosso. Elas são descritas da seguinte forma:
- A estátua ao centro representa a Força do Cooperativismo de Crédito
- A figura feminina está no centro do pedestal e propaga ao mundo o crescimento e desenvolvimento econômico e social. Segura com a mão direita o Catavento, símbolo do Sicredi e na mão esquerda os Princípios Universais do Cooperativismo.
- A estátua do menino representa A Criança e o Desenvolvimento Integral
- A criança segura livros e uma bola que representam a formação intelectual e social do ser humano.
- O homem com uma colher de pedreiro e um tijolo nas mãos em posição de trabalho, representa as realizações e conquistas chama-se a Edificação dos Sonhos.
- O homem com a enxada em uma das mãos representa a transição entre a agricultura do passado e a prosperidade do agronegócio, representando a Tecnologia e a Competitividade.
- A Valorização do Ser Humano é representada pelo profissional da saúde que segura um estetoscópio em posição de consulta, demonstrando a preocupação com o bem estar das famílias e a qualidade de vida.
- A Educação e Cidadania é representada pela professora com giz e um livro nas mãos, valorizando a formação das crianças, jovens e adultos.
- Desenvolvimento Sustentável é representado pelo produtor rural que segura uma cesta de produtos hortifrutigranjeiros destacando a agricultura familiar.
- O homem que lança sementes representa a perpetuação e o crescimento de Mato Grosso e chama-se Semeando Prosperidade
- A Celebração da Vida é encenada pela mãe que segura o filho no colo, como símbolo do amor e continuidade da vida.
Fonte: MT em destaque