Em seu completo estudo sobre Governança nas Cooperativas de Crédito o Banco Central do Brasil elaborou um conjunto de diretrizes consideradas essenciais para as cooperativas.
As diretrizes constantes no material do BACEN (link) são:
- Representatividade e Participação
- Direção Estratégica
- Gestão Executiva
- Fiscalização e Controle
Apesar disto, de forma a tornar o conteúdo mais completo e didático, abordaremos a cada semana cada um dos 14 itens abaixo, itens estes que foram elaborados com base nas 4 diretrizes acima.
- Representatividade e participação
- Direção Estratégica
- Comitês Não Operacionais
- Gestão Executiva
- Princípios de Segregação de Funções
- Fiscalização e Controle
- Transparência
- Equidade
- Código de Ética e Conduta
- Educação Cooperativista
- Responsabilidade Corporativa
- Prestação de Contas
- Processo Eleitoral
- Políticas de Risco e Crédito
Participe da elaboração deste conteúdo deixando sua opinião e sugestões.
Prezados Márcio;
Tenho acompanhado passo a passo o desenvolvimento do Projeto de Governança Corporativa, inclusive participado com sugestões. Gostaria de parabenizar os envolvidos pois a meu ver, esse projeto vem resumir tudo que ja foi dito, escrito e comentado sobre cooperativas de crédito. O conjunto de diretrizes essenciais, vem complementar os procedimentos e solucionar diversas duvidas existentes nas cooperativas.
Aproveitando o momento, tenho observado que em todos os sistemas cooperativos a DIRETORIA e os Conselhos, ficam no poder por diversas gestões.
MINHA SUGESTÃO: As cooperativas deveriam seguir o mesmo processo da eleição do Presidente de nosso país, ou seja a Diretoria, O Conselho de ADM e Fiscal, poderiam ser eleitos uma vez e ter direito apenas a uma reeleição. No meu modo de ver essa modificação iria fortalecer e muito a transparencia e a própria governança corporativa. PENSE NISSO.