Iniciando a discussão dos assuntos que compõe a Política de Governança Cooperativa, baseado nas diretrizes previstas pelo Banco Central do Brasil (link), abordamos abaixo o item Representatividade e Participação dos associados.
“A assembléia geral dos associados é o órgão supremo da cooperativa, dentro dos limites legais e estatutários, com poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da cooperativa e zelar pelo seu desenvolvimento e defesa, sendo que, de acordo com a legislação vigente, suas deliberações vinculam todos, ainda que ausentes ou discordantes. Assim, partindo da premissa que a Assembléia dos associados é a instância máxima de governança, todos os esforços devem ser realizados para que haja efetiva participação e representatividade.”
Por participação entenda-se tanto o aspecto quantitativo, como principalmente do ponto de vista da contribuição ao debate, à deliberação e à tomada de decisão.
Por representatividade entenda-se a presença e manifestação dos diversos conjuntos ou grupos legítimos de interesses quanto aos objetivos e às políticas da cooperativa. “Representatividade está implícita no princípio basilar da equidade, ou seja, o tratamento justo e igualitário de todos os grupos ou interessados legítimos sobre os destinos da cooperativa”.
…
….
Ações a serem adotadas prevendo a Representatividade e a Participação dos associados:
Atendendo a estes princípios, a Cooperativa de Crédito XYZ adotará as seguintes ações:
Assembléia Geral: A cooperativa realizará anualmente assembléias de núcleo em cada um dos XX municípios em que está presente, buscando a participação dos associados nas decisões da cooperativa.
- As assembléias serão divulgadas através de: a) cartazes e banner´s visíveis no interior das Unidades de Atendimento, b) convites impressos entregues aos associados, c) publicação em jornais e divulgação em rádios.
- As assembléias serão realizadas em horários que facilitem a participação dos associados.
- Os associados serão agrupados em núcleos, respeitando-se a distribuição geográfica dos mesmos e contando cada núcleo com 450 associados. Para promover o encontro de diferentes grupos de associados, a cooperativa poderá realizar em uma mesma ocasião e local a assembléia de diferentes núcleos de associados, desde que os resultados das discussões e votações sejam registrados de forma individual.
- Após definidos e votados os temas objeto da Ordem do Dia das assembléias de núcleo, cada um dos núcleos será representado na Assembléia Geral por um delegado eleito pelos associados e que contará com mandato de 4 anos. O delegado apenas poderá votar e opinar de acordo com as decisões de seu núcleo, não podendo manifestar sua opinião ou decisão particular.
- A Assembléia Geral será normalmente realizada em XXX, município sede da Cooperativa.
- Para que os núcleos possam discutir os rumos da cooperativa também em outros fóruns que não sejam as assembléias de núcleo, a Cooperativa incentivará a realização de reuniões locais organizadas pelos delegados dos núcleos e com o apoio e suporte do Conselho de Administração. Destas reuniões poderão surgir temas para abordagem na Assembléia Geral.
- Nas pautas das reuniões com os associados deverá sempre ser reforçada a importância da participação dos mesmos nas decisões da cooperativa, enaltecendo o sentimento de pertencimento e propriedade.
Port Márcio Port – Fonte: Política de Governança da Sicredi Pioneira RS