Texto extraído do Relatório do Diretor Geral da ACI Global, Charles Gould
Um importante conceito que une e guia uma organização é sua visão do futuro. Atualmente, a visão da ACI é ser considerada como a organização de referência para as cooperativas. Certamente, nós atingimos este objetivo e devemos estabelecer uma visão inspiradora para a próxima década.
O conselho global está considerando uma visão que seja mais do que uma imagem futura, mas que capture o espírito e a energia do movimento cooperativo, não apenas o da ACI.
A “visão trabalhada” que eu poderia caracterizar como aquela que o conselho está tentando encontrar é: ao final desta década, as cooperativas poderiam ser as empresas de mais rápido crescimento no mundo.
As visões devem ser inspiradoras e ajudar a organização a crescer. A visão proposta deverá fazer isto, mas terá que ser, também, viável. E nestes tempos é que as cooperativas tem visto o nosso maior crescimento; muitas, hoje, estão procurando uma alternativa nos modelos passados que eram tidos como desejáveis.
Nova Geração de Associados
Ainda mais promissora, talvez, para uma predominância de longo prazo do modelo cooperativo seja a chegada da geração desacostumada dos “wikis” e das redes sociais, indicativa de um compromisso com a cooperação que transcende as comunidades geográficas.
Esta geração compreende o poder da Cooperação e precisa, apenas, ser apresentada ao modelo cooperativo de empresa para conhecer o seu potencial. O nosso desafio e oportunidade imediatos, quando nos preparamos, agora, para o Ano Internacional das Cooperativas em 2012, é assegurar que eles ouçam a nossa história!
Definindo com clareza os objetivos para o futuro
O início do Ano de 2011 marca a metade do plano estratégico quadrienal da ACI. Este plano é o veículo pelo qual a ACI assegura seus vários componentes – o escritório central, as regiões, as organizações setoriais e comités temáticos – a se alinharem e trabalharem juntos, coesivamente, em busca dos mesmos objetivos. O plano atual irá guiar a ACI através do Ano Internacional das Cooperativas, em 2012.
O conselho mundial da ACI está, agora, revendo os planos para recepcionar qualquer correção sugerida. Embora sendo fiel às quatro áreas estratégicas atuais (quadro social, influência, desenvolvimento e governança) o conselho concordou em clarificar a sua visão sobre estas áreas estratégicas. Ele chegou, agora, a “definir com clareza”, o que será crucial para o futuro do movimento cooperativo e para o papel da ACI.
Uma observação crítica é a complexidade do nosso quadro social (da ACI Global). Algumas são organizações de cúpula, representando setores múltiplos dentro de um país. Algumas são organizações setoriais de cúpula (interesses focados), enquanto outras são cooperativas independentes com estratégias de negócios próprios . Existem instituições educacionais e outras que apoiam o movimento cooperativo.
O conselho tem prestado atenção à crescente demanda para que a ACI esteja “mais voltada às necessidades comerciais” de seus membros e não, meramente, ser um conduto à solidariedade.
Global 300
Para a ACI ter influência na mídia – e através dela, ao público, organizações intergovernamentais e ao pensamento dos líderes nos negócios e nas escolas de direito – é cada vez mais essencial termos os melhores dados e análises do setor cooperativo.
O mundo exterior – através da mídia – deve identificar a ACI como uma organização profundamente consciente da sua função e das necess idades de seus membros. Deve, também, tornar-se “top-of-mind”, por ser dirigida profissionalmente e representada eticamente – e por cuidar – das regiões na qual opera.
Nós iniciamos isto com o Global 300 (link), cuja nova edição será lançada neste ano. Precisamos construir esta base para termos uma voz preponderante sobre o crescimento e tendência da cooperativa: globalmente, nacionalmente e por setor. A tecnologia atual está disponível para armar nosso espírito de cooperação a fim de facilitar a obtenção destes dados.
Destacando Prioridades
Influência é somente um conceito ao menos que se tenha uma agenda. A agenda da ACI em nome do movimento cooperativo deve ser clara, com as prioridades bem articuladas e compreendidas por todos os membros, cujo engajamento nós precisamos para podermos progredir.
Nós estaremos destacando estas prioridades cooperativas ao caminharmos para 2012. Desenvolvimento tem sido uma prioridade para a ACI desde seu início, em 1895.
Existem dois caminhos para o desenvolvimento:
-
a constituição de novas cooperativas e
-
melhorar a performance das cooperativas existentes.
A ACI está bem colocada para criar e conseguir financiamento para uma agenda de desenvolvimento cooperativo global. Isto não pode ocorrer intra muros dos escritórios da ACI, mas com a ACI servindo como um forum onde as agências de desenvolvimento das cooperativas se encontrem e determinem um agenda e busquem meios para evitar competições desnecessárias na busca de financiamento.
O segundo caminho para o desenvolvimento – melhorar a performance da cooperativas existentes – a ACI deve ser um forum importante para aproximar as cooperativas. Isto pode representar um valor para os membros interessados na integração e formando, mutuamente, parcerias compensadoras e benéficas entre eles.
Nosso compromisso de se tornar um centro de recursos com um database sobre a performance e tendência das cooperativas irá, também, assegurar que nós poderemos prover aos membros as análises que eles precisam das melhores práticas para aperfeiçoar seus negócios.
A nossa prioridade estratégica final – governança – não é diferente das discussões sobre complexidade do quadro social, necessidades comerciais, segmentação dos serviços da ACI e forum de intercooperação. De fato, o foco principal que o conselho identificou como lembrete do atual plano estratégico vai direto ao âmago destas matérias. É a integração das organizações setoriais da ACI.
Muitos vêem a organização setorial em particular como um serviço de valor adicional provido à eles. Precisamos fomentar e aumentar esta capacidade vital assegurando que ela está perfeitamente alinhada com a diretriz e estratégias maiores da ACI. Nos próximos meses, como estamos preparando para o Ano Internacional, você estará ouvindo mais destas estratégias chaves. Espero trabalhar com você para assegurar que 2012 seja um ano duradouramente lembrado.
Fonte: Informativo da ACI Global