A Caja Popular Mexicana é a maior Cooperativa de Crédito da América Latina.
Pela segunda vez, a Caja Popular Mexicana ranking participou em 2011 da revista Super Expansão de Negócios “lugares onde todos querem trabalhar“, conquistando a 20ª posição.
Com isso, a cooperativa pretende implementar o seu Plano Estratégico 2008-2012, que, entre seus mais importantes eixos estratégicos visa ter uma equipe com o nível de habilidade necessária para desempenhar adequadamente suas funções e, assim, fazer sua empregados se sentem satisfeitos e motivados.
Em 2010, a CPM apareceu pela primeira vez, na posição 26. Nesta ocasião, mais de 1,670 funcionários em todo o país foram convidados a participar de uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos especializada em “As Melhores Empresas” ea revista de negócios Expansión. Foram utilizados dois instrumentos de medição: um questionário de 100 perguntas destinadas a determinar a impressão dos empregados e da análise e avaliação de políticas, práticas e procedimentos da empresa.
Nesta avaliação as respostas dos empregados tem peso de 80% da avaliação, enquanto que os documentos apresentados pela instituição tem os 20% restantes.
Melhores práticas de Recursos Humanos
Este estudo avaliou as melhores práticas de recursos humanos na Caja Popular Mexicana, tais como:
- Programa de coaching executivo: o gerente da agência (que recebe treinamento) é a própria pessoa que tem o maior e melhor informação para resolver as situações enfrentadas em seu trabalho. Em vez de ensinar, o treinador ajuda o funcionário a aprender sobre si mesmo.
- Diploma de competências de gestão, no âmbito de uma aliança estratégica com o Tecnológico de Monterrey, os funcionários destacados desenvolver e aprimorar suas habilidades e competências de gestão e também melhoram as técnicas de gerenciamento de mudança, planejamento estratégico, tomada de decisão e identidade cooperativa.
- Comunicação Organizacional: A fim de facilitar e agilizar o fluxo de mensagens que ocorrem dentro da cooperativa com os seus colaboradores, desenvolve-se um plano anual de comunicação interna para apoiar a realização dos objetivos da empresa e a cultura organizacional, aumentando o desempenho dos funcionários por meio de uma revista interna, portal da intranet e briefings.
- Oficinas de integração e formação de equipes (equipas de alto desempenho): durante várias sessões, as equipes buscam melhorar os seus níveis de confiança, cooperação e entendimento sobre as tarefas a realizar, da mesma forma que eles aprendem a assegurar combinação adequada de habilidades e experiência.
- Promoções internas: A CPM aposta no desenvolvimento de seus colaboradores e no ano de 2010, 48,77% das vagas internas foram preenchidas com os colaboradores.
O que é ser uma “Super Empresa” no México?
Significa que a Caja Popular Mexicana luta duramente para reforçar os seus valores, cultura e bom ambiente de trabalho. CPM Como todas as empresas participantes deste importante ranking são auditadas por um estudo anual no qual o processo e os resultados são feitas pela PricewaterhouseCoopers.
Os temas que foram escolhidos para consultar 2011 entre 97 empresas que se qualificaram na amostra é focada em:
- diversidade (de reconhecer que a população tem minorias),
- comunicação (para melhorar as mensagens e introduzir os valores),
- a liderança (com base em valores e não dependem apenas do alto comando)
- e de coesão (para aumentar o trabalho em equipe, reter talentos e fazer com que se sintam parte da empresa).
Atualmente, a Caja Popular Mexicana tem mais de 4.800 funcionários que atende cerca de 2 milhões de membros em 22 estados do México.
No evento de premiação, que contou com Ramón Imperial Zúñiga, diretor-geral, Pérez René Vásquez, Diretor Adjunto de Operações, Aviña Mark Bem, director-adjunto Comercial e Alfonso Garcia Moreno, Diretor de Recursos Humanos que receberam a marca da Super Empresa 2011.
Fonte: CPM