O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado oficialmente no primeiro sábado de julho, está próximo. Os preparativos para a celebração da data já começaram em todos os cantos do mundo. No Brasil, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolverão ações de forma sistêmica, com o objetivo de envolver as organizações dos 27 estados brasileiros e as cooperativas filiadas.
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) definiram que o tema é “Juventude: o futuro do cooperativismo”. “A intenção é valorizar a participação dos jovens e incentivar a integração entre os jovens. Afinal, são eles os responsáveis pela continuidade dessa filosofia de vida que insere, econômica e socialmente, as pessoas na sociedade e no mercado de trabalho”, diz Márcio Lopes de Freitas, líder do movimento cooperativista brasileiro.
Para celebrar a data, o sistema cooperativista elaborou uma campanha, composta por e-mail marketing, banner, cartaz e outros itens, como bonés e camisetas. A identidade visual padronizada estimula a comemoração nas 27 unidades do país. A programação também inclui a realização de um seminário com a mesma temática, reunindo dirigentes do sistema, parlamentares, representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de entidades parceiras, além de jovens cooperativistas. O evento ocorrerá no dia 6 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e será uma oportunidade para informar à sociedade os benefícios gerados pelo cooperativismo, ainda desconhecidos por boa parte da população.
Fonte: OCB Sescoop