Cresol Central SC/RS participa do III Congresso Nacional da UNICAFES

Brasília (DF) sediou entre os dias 19 e 21 de julho, o III Congresso Nacional da UNICAFES (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), o qual contou com 800 participantes entre delegados das cooperativas afiliadas, convidados e autoridades.

O Sistema Cresol Central SC/RS foi representado por diversos dirigentes e funcionários das cooperativas singulares em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Inúmeras organizações e movimentos da agricultura fizeram-se presentes, como a Fetraf-Brasil, a Contag, a Unisol, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Rede Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e a ICA Brasil. Também participaram representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Fundação Banco do Brasil e Sebrae.

O Governo Federal esteve representado pelos ministros Afonso Florence do MDA e Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República; bem como por Maya Takagi, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS; Adalberto Valentin Baka, do Gabinete do Senador Walter Pinheiro; do Deputado Federal, Assis Miguel do Couto (PT-PR), do Deputado Estadual, Dirceu Dresch (PT-SC); entre outros parlamentares e representantes dos mesmos.

Com o tema “Desenvolvimento com Inclusão Social”, os empreendimentos de diferentes ramos e cadeias de produção debateram, entre outros pontos, o foco do cooperativismo para inclusão de trabalho e renda e combate à pobreza, e a importância da agricultura familiar para produção de alimentos e segurança alimentar. Além dos painéis, ocorreram oficinas com temas relacionados ao cooperativismo solidário e agricultura familiar, debate e aprovação do documento Base da UNICAFES Nacional e eleição e posse da nova diretoria desta entidade para o próximo triênio.

Florence apontou a agricultura familiar, a economia solidária e o cooperativismo como pilares centrais “do novo modelo transformador que vem sendo implementado nos últimos anos no Brasil”. O ministro frisou que é a organização dessas famílias que vai garantir a produção de alimentos e gerar renda ao setor. “A organização da produção com autonomia econômica cria um outro modelo de produção e de distribuição da riqueza”.
“Esse congresso é uma injeção de ânimo em quem está no governo”, comemorou Gilberto Carvalho, afirmando que a reunião dos empreendimentos em torno deste debate é fundamental para aprofundar a opção do Governo Federal em organizar os trabalhadores. “É importante ter consciência de que ao mesmo tempo em que resistimos no presente, estamos plantando uma semente essencial para uma sociedade democrática e solidária. Estamos construindo o Brasil que sonhamos”, descreve.

O presidente da Unicafes, José Paulo Crisóstomo, falou sobre o caminho da entidade nos seis anos de existência e apontou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/ 2012 como estratégico para fortalecer a agricultura familiar e criar um novo modelo de produção que seja includente e democrático. “Este plano safra tem um papel estratégico para fortalecer o modelo que queremos. O cooperativismo é fundamental para acessarmos esse volume de créditos, assistência técnica e os mercados como o PAA e o PNAE.”

Para Egon Gabriel Junior, Diretor Presidente da Cresol Central SC/RS, o Congresso demonstrou a importância na UNICAFES na organização e articulação das cooperativas de economia solidária dos diferentes ramos. “Todos os debates construídos durante os três dias do encontro nos permitiram refletir sobre nossa prática nas cooperativas e, junto disso, reforçar nosso compromisso com o cooperativismo e a busca pela ampliação deste modo de organização”. Egon destaca a participação de vários dirigentes das cooperativas afiliadas à Cresol Central SC/RS e reitera a necessidade de permanentemente fomentar e construir a cultura do cooperativismo.

Fonte: Cresol Central

Compartilhe a notícia:
5k
fb-share-icon15000
20
Pin Share20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.