Maior liderança do cooperativismo das Américas prestigia evento em Nova Petrópolis/RS

Fundação da Casa Cooperativa, evento inédito no país, será nesta sexta-feira e contará com a presença de Ramon Imperial Zuñiga

Nesta sexta-feira (15/7), um momento histórico marcará a capital brasileira do cooperativismo. Diversas lideranças cooperativas, entre elas Ramon Imperial Zuñiga, presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Americas, se farão presentes na fundação da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis (RS), evento inédito no Brasil.

A entidade, que já vinha realizando diversas ações desde março do ano passado, terá sua assembleia de fundação a partir das 16h. Às 19h, a diretoria, liderada pelo presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, e pelo presidente da cooperativa Piá, Gilberto Kny e os conselhos fiscal e executivo serão empossados e, em seguida, o convidado especial Ramon Imperial Zuñiga ministrará a palestra “Cooperativismo nas Américas”, no auditório do Centro de Eventos.

Ramon Imperial é o Presidente da ACI para as Américas

A solenidade também contará com a presença de uma comitiva de 70 argentinos da cidade-irmã de Nova Petrópolis, Sunchales, uma das principais incentivadoras deste momento. Toda a comunidade cooperativista está convidada a participar deste evento gratuito.

Durante a tarde, após a assembleia, haverá um momento especial de apresentação da Cooperativa Escolar Cooebompa, do colégio Bom Pastor, um dos maiores legados apoiados pela Casa Cooperativa. Com esta iniciativa, a entidade acabou incentivando também outros municípios a criarem cooperativas escolares dentro dos colégios, estimulando os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros líderes de comunidade, formam cidadãos solidários.

Os principais objetivos da Casa Cooperativa são promover a educação e a cultura do cooperativismo; incentivar a criação e desenvolvimento de cooperativas e associações, através da articulação de redes de cooperação e também estimular o desenvolvimento de lideranças.

Esta é a primeira Casa Cooperativa existente no Brasil. As entidades fundadoras da Casa Cooperativa são: Associação Amstad, Acinp, Ahica, Construcia, Combosul, Piá, Sicredi Pioneira RS, Escola Bom Pastor, Facenp e Prefeitura de Nova Petrópolis.

Confirme presença pelo site www.capitaldocooperativismo.com.br.

1 comentário

  1. Que esta iniciativa sirva de incentivo para que outros municípios com cooperativismo forte tomem a inciativa de criarem as suas próprias casas.
    Parabéns pela iniciativa e pioneirismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *