O dia 31 de Outubro de 2011 será um dia especial para os cooperativistas do mundo inteiro. Com o lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas os cooperativistas terão uma grande oportunidade para transmitir uma mensagem muito concisa e significativa: as empresas cooperativas ajudam a construir um mundo melhor. Com esta oportunidade as pessoas começarão a compreender o que o movimento cooperativo faz há muito tempo: ser um instrumento que melhora a qualidade de vida das pessoas nos mais diversos pontos do planeta.
A sede das Nações Unidas em Nova Iorque será o cenário onde se lançará nosso histórico ano. Pela manhã será realizada uma mesa redonda intitulada “As empresas cooperativas ajudam a construir um mundo melhor: contribuições das cooperativas para o desenvolvimento sustentável”, que constará com a participação de destacados painelistas da Argentina, Canadá, Holanda, Rússia, Reino Unido, Etiópia e China.
Panelistas:
- Carlos Heller, Presidente Banco Credicoop
- Li Chengyu, Presidente, All China Federation of Supply and Marketing Co-operatives (ACFSMC)
- Maria Aranzazu Laskurain, Secretaria General de Corporación Mondragón
- Piet Moerland, Presidente de la Junta Directiva de Rabobank Group
- Dipti Vijaykumar Patel, Presidenta de la Junta Directiva del Comité de Mujeres Cooperativistas del Estado de Gujarat
- Jack Wilkinson, Ex presidente de la Federación Internacional de Productores Agrícolas (IFAP)
À tarde, o Secretário Geral das Nações Unidas e o Presidente da Assembléia Geral realizarão o lançamento oficial do Ano durante a Sessão Plenária da Assembléia Geral.
No dia 1º de Novembro serão realizados três fóruns de liderança organizados pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com o objetivo de comprometer os líderes das 300 maiores cooperativas do mundo (Global 300) em um diálogo sobre como criar condições que poderiam levar as cooperativas a transformarem-se em um modelo econômico de maior crescimento até o final desta década. Este tema será explorado em três áreas: negócios cooperativos, finanças cooperativas e contexto sócio-político.
A ACI comemora o lançamento oficial e incentiva todas as cooperativas a fazer deste ano um ano excepcional para o movimento e assim reposicionar a marca cooperativa para o benefício da comunidade internacional.
Fonte: ACI Américas