O cooperativismo de crédito é uma excelente alternativa de acesso ao crédito pelos pequenos negócios brasileiros. Para fomentar o setor, há quase uma década o Sebrae vem desenvolvendo atividades para disseminar as boas práticas na concessão de microcrédito por parte de cooperativas.
A informação é do analista de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Robson Matos, que participou do III Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, nesta quarta-feira (23), em Brasília. Ele informou que, em dezembro próximo, será apresentado o novo plano de metas do Sebrae que pretende triplicar as ações de desenvolvimento do microcrédito até 2014.
“O sistema de cooperativas de crédito é, por natureza, vocacionado para o microcrédito“, lembra o analista. “A maioria dessas instituições foi criada por empresários que não encontrava financiamento nos bancos tradicionais”, diz Matos.
Entre as propostas para o desenvolvimento desse cooperativismo, o Sebrae pretende intensificar a promoção do empreendedorismo, estimular o crédito, aumentar o alcance territorial das cooperativas, além de ampliar o número de parceiros.
Segundo Robson Matos, o Sebrae poderá contribuir para o aumento das cooperativas de crédito com duas estratégias – a da competitividade, mostrando, por exemplo, que elas podem compartilhar terminais de auto atendimento, com a adequação de produtos e serviços. A outra estratégia se refere à inovação para ampliar o número de micro e pequenas empresas e também de empreendedores individuais que buscam crédito nas cooperativas.
Fonte: Easycoop