Pesquisa aponta que 81,8% dos associados do Sicoob ES estão satisfeitos com a instituição financeira

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no Espírito Santo alcançou 81,8% de aprovação entre os seus associados. O número foi apontado em uma pesquisa encomendada pela instituição financeira para medir a satisfação dos clientes. O percentual mostra que o Sicoob conquistou o nível de excelência quanto aos produtos e serviços prestados.
Segundo o presidente da cooperativa, Bento Venturim, o resultado é motivo de comemoração. “Nossos associados são muito exigentes, o que nos faz buscar sempre prestar um serviço melhor. E os números indicam que o Sicoob tem uma imagem muito positiva perante os seus associados”, afirmou Venturim.

Fidelização

Ao todo, 6.177 associados foram entrevistados pelo Instituto Futura entre os dias 25 de outubro e 1º de dezembro de 2011.
O diretor-executivo do Sicoob ES, Francisco Reposse Junior, ressaltou que o estudo contribuiu para identificar pontos de melhoria capazes de maximizar a satisfação e fidelização dos cooperados.
“O objetivo do Sicoob é ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos seus associados, e essa pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Pessoa física

Os associados analisaram 21 atributos e, desse total, em 13 quesitos o Sicoob conquistou mais de 80% de aprovação, ou seja, a excelência nos serviços.
Entre os itens avaliados estão: educação/cordialidade dos funcionários, instalações físicas, rapidez/eficiência no atendimento, capacidade em resolver os problemas dos associados, variedade de serviços oferecidos via internet, segurança na realização das transações bancárias via internet e outros.
Quando perguntados sobre o grau de satisfação em relação à agência do Sicoob onde têm conta, 95,2% dos entrevistados afirmaram estar “muito satisfeitos” e “satisfeitos”.
Os associados também se mostraram muito fiéis ao Sicoob. Para eles, o principal fator que os mantêm na cooperativa é a qualidade no atendimento (46,4%), seguido da localização das agências (20,5%), da facilidade em obter crédito (19,4%) e da rapidez no atendimento (19%).

Transparência

A quase totalidade dos entrevistados (96,7%) não pretende encerrar sua conta na instituição e 95,9% indicariam o Sicoob a algum parente ou amigo. Além disso, para 71,7% dos clientes a cooperativa é a melhor instituição financeira do Estado.
Os associados também reconhecem a transparência na prestação de contas e a distribuição dos lucros como uma vantagem do Sicoob diante dos outros bancos – 87,8% concordaram com essa afirmação quando questionados sobre o tema.

Pessoa jurídica

As empresas associadas destacaram a qualidade (36,6%) e a rapidez no atendimento (26,2%), além da confiança no Sicoob (24,3%) como os principais atributos da instituição financeira.
Ao todo, 97,5% dos entrevistados não pretendem encerrar sua conta e 92,3% indicariam o Sicoob a alguma outra empresa.
E, de maneira geral, 91,6% estão “muito satisfeitos” e “satisfeitos” em relação à agência do Sicoob onde têm conta.
Quanto aos hábitos de consumo, 70,2% afirmaram utilizar os serviços disponíveis no internet banking, enquanto 66,9% usam os terminais de autoatendimento.
Os entrevistados analisaram 23 atributos das agências localizadas na Grande Vitória, em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Aracruz, Linhares e São Mateus. Em 11 pontos o Sicoob conquistou mais de 80% de aprovação.

Fonte: Sicoob ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *