Transcorridas apenas duas semanas do lançamento do livro de autoria de Ênio Meinen e Márcio Port, abordando diferentes aspectos principiológicos, históricos, legais e de gestão do cooperativismo de crédito, cerca de 2.000 exemplares já foram adquiridos, o que demonstra o grande interesse do público cooperativista em aprimorar seus conhecimentos sobre o setor.
O livro, inédito em sua proposta e abrangência, teve seu lançamento oficial no 9º Concred (Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito), ocorrido em Nova Petrópolis, no dia 21/08/2012, certame durante o qual foram adquiridos os primeiros 1.000 exemplares.
Por sua linguagem de fácil compreensão, o livro é recomendado para dirigentes, executivos, conselheiros de administração e fiscal, gestores, colaboradores, associados, formadores de opinião, líderes de entidades de classe, universidades, escolas entre outros públicos/entidades interessados no cooperativismo.
Segundo Márcio Port, um dos autores, “para darmos ainda mais força ao cooperativismo de crédito precisamos que o público interno das cooperativas tenha o conhecimento adequado com relação às oportunidades e desafios do setor. O sonho de qualquer gestor é ter todos os seus colaboradores engajados no mesmo propósito e com o mesmo nível de informações, e o livro pode auxiliar muito neste sentido.”
De acordo com Ênio Meinen, coautor da obra, “não havia na literatura nacional iniciativa que cobrisse suficientemente as grandes questões societárias e operacionais do cooperativismo de crédito, muito menos que abordasse, pragmaticamente, aspectos doutrinários e estratégicos relacionados à expansão do setor. O que existe até aqui são publicações esparsas sobre matérias pontuais, muitas vezes de conteúdo histórico ou filosófico. Por isso, o livro torna-se ainda mais útil para os atores do segmento”.
Ainda de acordo com os autores, muitas foram as cooperativas que adquiriram livros para disponibilizá-los em seus pontos de atendimento, permitindo que os gestores e demais colaboradores, que são as pessoas que estão diariamente em contato com os associados, conheçam melhor a área em que atuam.
Entre os temas tratados no livro destacam-se:
-
detida e pragmática alusão aos valores e princípios cooperativistas e ampla evidenciação dos apelos e diferenciais do cooperativismo de crédito, de maneira a estimular a invocação do tipo societário (preferencialmente aos bancos) como argumento de venda;
-
visitação às principais experiências globais do setor, permitindo colher referências compatíveis com a realidade socioeconômica do país;
-
recomendações detalhadas sobre estratégias a serem postas em ação para ampliar o volume de negócios com os atuais e futuros cooperados, e incentivar novos entrantes, como forma de otimizar o direcionamento de esforços dos dirigentes e executivos, com vistas a uma “nova empreitada” expansionista;
-
apreciação didática do marco regulatório vigente, facilitando a compreensão, a aplicação e a adequada utilização de seu conteúdo;
-
apresentação de respostas objetivas às indagações mais recorrentes sobre os novos padrões de governança e de sugestões quanto aos papéis a serem conferidos a cada um dos protagonistas (atores principais), de modo a tornar mais assertivas as decisões nesse campo;
-
reflexões propositivas do SEBRAE sobre o futuro do setor cooperativo, demonstrando o potencial de crescimento através dos micro e pequenos empreendedores, estimulando uma maior aproximação com esse importante e imprescindível segmento da economia;
-
demonstração do funcionamento de uma cooperativa de crédito em toda a sua dimensão, com aplicação dos fundamentos da boa governança, revelando uma espécie de entidade-modelo a servir de paradigma para as melhores práticas.
.
COMO ADQUIRIR:
Os interessados em acessar a obra poderão fazê-lo das seguintes formas:
-
através do email contato@cooperativismodecredito.com.br;
-
através do email livros@confebras.com.br ou pelos telefones (61) 3323.2335 ou 3323.2337, diretamente com a Editora Confebras.
-
O acesso pode ser feito também através do site www.confebras.com.br, link “livraria virtual”.