Porto Alegre/RS – Um dos temas abordados no Fórum do Banco Central foi o Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito, trazendo a experiência da Alemanha, com a participação do Sr. Paul Armbruster, Diretor do Departamento Internacional da Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV).
A abertura da discussão foi feita pelo Diretor do BACEN, Sr. Sidnei Correa Martens, que destacou a criação do FGCoop (Fundo Garantidor Único para as Cooperativas de Crédito), anunciado pelo Presidente Tombini no dia anterior. Disse que o FGCoop deve ser claro e de simples entendimento para os associados. O discurso do Diretor Sidnei será publicado integralmente neste site.
Iniciando sua explanação, o Sr. Paul Armbruster, destacou a importância do fundo na divulgação ao público de que os depósitos estão garantidos. Disse que a inexistência de um fundo único era uma discriminação antes existente. Referiu que na Alemanha, 25% dos depósitos do país são administrados pelos bancos cooperativos e que a legislação existente é igual à dos bancos, sem benefícios para os bancos cooperativos.
Armbruster apresentou a estrutura dos bancos cooperativos alemães, onde todos os 1.121 bancos estão ligados à Federação BVR, utilizando os serviços dos bancos DZ Bank e WGZ Bank (atuação regional). Mencionou a obrigatorierade da adoção da Auditoria feita pelas Federações Regionais e a adesão ao Fundo Garantidor SP-BVR, que já existe há mais de 75 anos.
Na Alemanha, o sistema cooperativo de crédito utiliza o princípio “um mercado, um banco”, evitando a competição entre bancos cooperativos em uma mesma praça/mercado.
O Fundo Garantidor na Alemanha protege as instituições, enquanto que os bancos privados e públicos possuem um fundo que garante depósitos. O fato de garantir a solvência das instituições cooperativas faz com que não haja a necessidade de haver um fundo que cubra os depósitos. O saneamento das instituíçoes pode ser mediante garantias, avais, subvenções e empréstimos.
No passado os fundos eram regionalizados, com apenas 10% através da BVR. Com o tempo, perceberam que algumas regiões utilizavam mais recursos do que outras e por isto unificaram tudo na BVR.
Finalizou dizendo que na Alemanha existe um alto nível de confiança por parte dos clientes e que não fazem campanhas publicitárias para divulgação.
O Presidente do Sicoob, José Salvino de Menezes apontou os objetivos do FGCoop:
1) melhorar a competitvidade 2) fortalecer a imagem
3) diminuir custos (contribuição individual menor que a feita em vários fundos)
4) fortalecer a estrutura (desenvolver em bases sólidas)
5) alinhar com as melhores práticas internacionais
6) cumprir determinação legal
7) melhorar e unificar padrões de controle
8) mitigar risco sistêmico.