Estamos na reta final do ano de 2012, época caracterizada, principalmente, pela conclusão do planejamento estratégico do ano seguinte (que em breve deverá ser executado), como pelo reconhecimento das conquistas do ano que está findando. Neste cenário, buscando ampliar os conhecimentos dos colaboradores, com vistas a uma melhor execução do planejamento, e também premiá-los pelo desempenho atual, a dica de presente para este final de ano é o livro “O Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã”, de autoria de Ênio Meinen e Márcio Port, publicado pela Editora Confebras em agosto/2012, durante o 9º Concred (Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito).
O livro, que nos primeiros três meses
teve 3.000 exemplares comercializados, está novamente com seu estoque renovado, tendo sido impressos mais 2.000 exemplares para atender a demanda existente.
Em O Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã, os autores trazem informações recentes, relevantes e estratégicas para o ramo crédito, motivo pelo qual a obra é indicada principalmente para conselheiros, dirigentes e executivos de cooperativas, permitindo um nivelamento de informações acerca do ambiente em que estas estão inseridas.
Se neste final de ano sua cooperativa busca presentear e ao mesmo tempo preparar seus colaboradores e conselheiros para os desafios e oportunidades que encontraremos nos próximos anos, a dica é oportunizar a estes a leitura do livro indicado.
Como adquirir:
-
através do email contato@cooperativismodecredito.com.br
-
através do email livros@confebras.com.br ou pelos telefones (61) 3323.2335 ou 3323.2337, diretamente com a Editora Confebras
-
o acesso pode ser feito também através do site www.confebras.com.br, link “livraria virtual”.
Investimento: R$ 60,00 por exemplar
Entre os temas tratados no livro destacam-se:
-
detida e pragmática alusão aos valores e princípios cooperativistas e ampla evidenciação dos apelos e diferenciais do cooperativismo de crédito, de maneira a estimular a invocação do tipo societário (preferencialmente aos bancos) como argumento de venda;
-
visitação às principais experiências globais do setor, permitindo colher referências compatíveis com a realidade socioeconômica do país;
-
recomendações detalhadas sobre estratégias a serem postas em ação para ampliar o volume de negócios com os atuais e futuros cooperados, e incentivar novos entrantes, como forma de otimizar o direcionamento de esforços dos dirigentes e executivos, com vistas a uma “nova empreitada” expansionista;
-
apreciação didática do marco regulatório vigente, facilitando a compreensão, a aplicação e a adequada utilização de seu conteúdo;
-
apresentação de respostas objetivas às indagações mais recorrentes sobre os novos padrões de governança e de sugestões quanto aos papéis a serem conferidos a cada um dos protagonistas (atores principais), de modo a tornar mais assertivas as decisões nesse campo;
-
reflexões propositivas do SEBRAE sobre o futuro do setor cooperativo, demonstrando o potencial de crescimento através dos micro e pequenos empreendedores, estimulando uma maior aproximação com esse importante e imprescindível segmento da economia;
-
demonstração do funcionamento de uma cooperativa de crédito em toda a sua dimensão, com aplicação dos fundamentos da boa governança, revelando uma espécie de entidade-modelo a servir de paradigma para as melhores práticas.