Considerado investimento mais tradicional do Brasil, a modalidade de aplicação contabilizou crescimento de 48% em 2012
No primeiro trimestre de 2013, o Sicredi registrou um saldo de R$ 3 bilhões em aplicações na poupança. O número reflete o contínuo crescimento desta modalidade de aplicação: 30% em 2010, 34% em 2011 e 48% em 2012. O incremento do último ano foi de R$ 945 milhões. Nesse período, segundo dados do Banco Central, o mercado de poupança no Brasil cresceu 18%.
O crescimento da modalidade de aplicação no Sicredi, considerada a mais tradicional do Brasil, é resultado da confiança que os associados depositam na instituição financeira cooperativa para investir os seus recursos. “O sucesso deve-se ao fato de ser um investimento simples e seguro, que admite depósitos de pequenas quantias e não sofre tributação para pessoas físicas. O produto paga rendimentos na data de aniversário e possui liquidez diária, podendo ser sacado a qualquer momento”, avalia Eduardo Correa, gerente de Produtos de Investimentos do Banco Cooperativo Sicredi, lembrando que os recursos depositados no Sicredi são reinvestidos na região do poupador através do crédito rural, fortalecendo a economia local.
Apesar da mudança da regra de remuneração, ocorrida em maio de 2012, o produto continua sendo atrativo para poupador, principalmente com a taxa de juros baixa, por causa da isenção de imposto de renda. Segundo dados da pesquisa da CNI-IBOPE, a poupança é a principal opção para 68% das pessoas que poupam dinheiro no Brasil.
Fonte: Portela Online