Com mais de 400 postos de atendimento em MG, as cooperativas do Sicoob Sistema Crediminas facilitam o recebimento da restituição do Imposto de Renda de seus associados.
Para a maioria dos brasileiros, a possibilidade de adiantar em alguns meses o recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR) pode representar um grande alívio financeiro ou, no mínimo, uma vantagem bem-vinda. Em 2013, o prazo para a entrega da declaração do imposto vai até 30 de abril e os lotes mensais de restituição serão liberados a partir de junho.
Durante a declaração do IR, caso escolha receber a restituição em alguma cooperativas de crédito do Sicoob Sistema Crediminas, o associado Pessoa Física não precisa esperar, nem se preocupar com processos complicados. “Essa antecipação é uma vantagem já reconhecida pelo mercado e a demanda vem crescendo a cada ano. Com o Sicoobcred Leão, os cooperados têm a possibilidade de recebimento de até 80% da restituição do IR”, afirma o analista da Gerência de Apoio a Negócios da Sicoob Central Crediminas, Orlando Carvalho Cézar.
Segundo ele, a diferença do Sicoobcred Leão para o mesmo produto oferecido pelas outras instituições financeiras tradicionais é a facilidade, a confiança e o atendimento. “Esse é uma opção ideal para quem precisa de dinheiro rápido e com taxas de juros diferenciadas. E tudo isso de forma simples, pois essa linha de crédito voltada à antecipação do IR tem como garantia a própria restituição do associado”, explica o analista.
O Sicoob Sistema Crediminas é composto de 83 cooperativas com 422 postos de atendimento, presentes em todo o Estado. Elas atuam na captação e administração de recursos financeiros e na prestação de serviços a meio milhão de associados. Muitas vezes, as cooperativas e postos de atendimento são a única opção de prestação de serviços bancário à população, no interior de Minas Gerais.
COMO ANTECIPAR SUA RESTITUIÇÃO
Para ter acesso ao serviço, basta informar, na hora do preenchimento da declaração do IR, o número do banco (que, no caso das cooperativas, é o 756) e indicar, também, o número da cooperativa ao qual é associado. Em seguida, deve levar a declaração à cooperativa e solicitar a linha de crédito. De acordo com Orlando Cézar, o valor do crédito é definido de acordo com cada restituição do IR e é depositado na conta corrente do associado. O pagamento da dívida é feito, automaticamente, quando a restituição for creditada nessa mesma conta.
SOBRE AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO
O ramo de crédito cooperativo possui aproximadamente 1.200 cooperativas em todo o país, presentes em mais de 2 mil municípios. Minas Gerais é o estado com o maior número de cooperativas de crédito que atendem micro e pequenas empresas. Das quase 220 cooperativas existentes no estado, 100 já fazem atendimento a mais de 901 mil pequenos negócios.
Em uma cooperativa de crédito todas as operações feitas pelos associados (empréstimos, aplicações, depósitos e outras) são revertidas em seu benefício. Os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida. Sendo integrada por no mínimo 20 pessoas, uma cooperativa é uma empresa de dupla natureza que contempla o lado econômico e social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa.
Fonte: Sicoob
Pois sofri um golpe de uma cooperativa de creditos de minas gerais TRATA CREDITO esse era o nome que tratavam
Não existe nenhuma Cooperativa de Crédito com este nome, parece se tratar de fraude. Você pode consultar as cooperativas de crédito com autorização do Banco Central para funcionamento no link https://www.bcb.gov.br/fis/info/instituicoes.asp?idpai=INFCAD
Entrei em contato com a cooperativa credito de Minas, e para que eu conseguisse um empréstimo me solicitaram que eu pagasse um seguro no valor de 10% do valor do crédito, fiz o depósito em conta poupança de pessoa física. Isso na sexta-feira a tarde, informaram que o pagamento iria está disponível no mesmo dia, mas até agora não caiu nada na conta. Será que fui vítima de Estelionato?
Andreia, o procedimento que você relata não condiz com a forma de atuação de uma cooperativa de crédito. Recomendo a leitura da notícia a seguir – https://cooperativismodecredito.coop.br/2014/04/atencao-a-falsas-cooperativas-de-credito/.