Nos últimos anos, com a rápida evolução tecnológica, muitas cooperativas tem se utilizado de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para conhecer melhor seus associados, traçando diferentes estratégias de negócios para cada público (aposentados, assalariados, empresários, pessoas jurídicas).
Com uma ferramenta de CRM é possível que a cooperativa saiba exatamente a margem de contribuição (rentabilidade) gerada por cada associado, podendo utilizar esta informação para diferentes finalidades, inclusive para a distribuição das sobras, gestão de carteiras e oferta de produtos e negócios.
Com relação a distribuição de sobras, muitas cooperativas de crédito ainda fazem a distribuição baseada exclusivamente nos saldos médios de aplicações e empréstimos, não levando em consideração a taxa de juros pactuada com cada associado. Significa que um associado com empréstimo pessoal de R$ 30.000,00, com taxa pactuada de 2,5% ao mês receberá a mesma distribuição de sobras de um outro associado, que tenha os mesmos R$ 30.000,00, utilizados para o financiamento de um veículo, mas com taxa pactuada de 1,5% ao mês. Cada uma destas operações gerou diferente rentabilidade para a cooperativa, o que justifica que a distribuição das sobras seja baseada na rentabilidade gerada por cada operação e não no saldo médio das operações. Desta forma a cooperativa distribui mais sobras para o associado que mais ajudou a gerá-las e menos para quem contribuiu menos.
A empresa S&W Sistemas de Informação customiza ferramentas de CRM para cooperativas de crédito desde 2006, sendo que entre as principais funcionalidades oferecidas estão:
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Análise do associado com evolução de sua movimentação nos últimos 12 meses;
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Análise gráfica do associado;
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Análise das carteiras e controle de evolução das mesmas, permitindo acompanhar o desempenho de diferentes gestores de carteiras;
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Análise gráfica das carteiras, identificando a distribuição dos produtos constantes na mesma;
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Análise da cooperativa;
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Prospecção de mercado por produto/serviço, identificando associados com maior potencial de negócios para determinado produto;
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Análise de rentabilidade por Ponto de Atendimento/Carteira/Gerente/Associado;
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Relatórios de consultas e análises;
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Distribuição de sobras baseadas na rentabilidade do associado.
Saiba mais sobre as funcionalidades de uma ferramenta de CRM no site da S&W Sistemas de Informação ou por email.
Bom Dia!
Considero que decisoes sempre são mais acertadas na medida que se tem mais informações em que baseá-las. Assim como a distribuição de sobras, quanto mais justa, melhor. Penso ser uma ferramenta de muita utilidade para a cooperativa.