Sicoob lança cartão com o BNDES para micro e médias empresas

Democratização no acesso a crédito, fidelização do cooperado

Brasília, 18/4/2013 – Maior sistema de cooperativas de crédito do país, o Sicoob lançou hoje de manhã um produto inédito: o Cartão Sicoob BNDES. Específico para cooperados, ele oferece uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltado para micro, pequenas e médias empresas. Entre as vantagens estão: parcelamento automático em até 48 vezes, prestações fixas e isenções de IOF e anuidade.

Na solenidade de lançamento, realizada na sede do Banco Cooperativo (Bancoob), em Brasília (DF), o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, avaliou a novidade: “Para nós, entidade de representação do setor, este lançamento é motivo de muito orgulho; um marco histórico trazendo grande motivação para o cooperativismo. O cartão une a finalidade econômica à preocupação com o social, tão relevante para nós. Tenho certeza de que esse acontecimento vai trazer um salto de qualidade no desenvolvimento do cooperativismo de crédito, que hoje é grande referência para todos os outros ramos no país”.

Com a novidade, o Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito a emitir o cartão BNDES, explica o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada. “Por meio do Bancoob, o Sicoob lança um produto, até então, inédito no cooperativismo de crédito brasileiro. Além disso, nos tornamos a sexta instituição financeira a disponibilizar o Cartão BNDES, tendo como bandeira e adquirente a nossa Cabal, instituição brasileira que trará vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob”, ressalta. “O cartão traz consigo uma função social importante, com prazos e juros adequados e justos ao usuário. Ele é fundamental para alcançarmos o objetivo de que as cooperativas de crédito sejam as principais instituições financeiras de nossos cooperados”, complementou Almada.

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
– O projeto-piloto do cartão foi lançado no Espírito Santo, há cerca de dois meses. Segundo o presidente do Sistema OCB-ES, Esthério Colnago, os primeiros resultados demonstram contentamento dos usuários: “Um sucesso! Os empresários que já estão utilizando o cartão estão completamente satisfeitos. O custo é muito interessante: enquanto outros bancos cobram de 4 a 5% de juros, o cartão Sicoob cobra 2%. Na prática, estamos falando em 100% menos encargos. Funcionalidade muito boa a um custo menor. E o que todo empresário quer é justamente diminuir custos.”

Para Colnago, o maior benefício que o novo cartão vai gerar é a fidelização dos associados. “Ele traz a oportunidade de o associado encontrar na sua própria cooperativa todos os produtos que encontra em outras instituições financeiras. A facilidade de ter tudo que você precisa no mesmo lugar é fator de fidelização, sem dúvida”, afirmou.

 

FORTALECIMENTO DO SISTEMA – O presidente do Sicoob Confederação e coordenador do Conselho Consultivo Especializado do Ramo Crédito da OCB, José Salvino de Menezes, destacou o fortalecimento do sistema cooperativo de crédito como benefício principal que o cartão trará. “O cartão BNDES Sicoob é um importante produto que demonstra a consolidação do Sicoob como conglomerado financeiro capaz de atender todas as necessidades do empresário brasileiro. Com ele, passaremos a oferecer um portfólio ainda mais completo ao micro, pequeno e médio empreendedor“, disse.

Compartilhando do pensamento de Menezes, o conselheiro fiscal do Bancoob e diretor-presidente da diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba (Coopecredi), Ismael Perina, acrescentou: “É uma evolução, sem dúvida. Mostra que o caminho está correto: agregar mais produtos para resolver os problemas do cooperado lá na ponta. É um instrumento de trabalho fantástico, além de agregador de serviços, transformando a cooperativa de crédito o agente financeiro único do cooperado, com custo muito melhor e trazendo todos os benefícios que o cooperativismo traz”.

 

INCLUSÃO FINANCEIRA – Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a parceria vai aproximar ainda mais o BNDES de microempreendedores e cooperativas. “O cartão BNDES Sicoob vai democratizar o acesso aos seus recursos, fazendo com que o Banco chegue a localidades onde sua presença ainda é pequena”, concluiu.

 

EM DETALHES – O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiara compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente de fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.

Fonte: Sicoob

1 comentário

  1. Aqualino ltda preciso quitar contas fisicae jurídica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *