No início do mês de julho/13, foi publicada a matéria “Constituição e cooperativismo, por Marco Aurélio Borges de Almada Abreu” (veja o link) em que constava a informação de que o Banco Bamerindus teve como origem uma cooperativa de crédito. Com o objetivo de embasar esta informação seguem abaixo alguns dados:
Segundo o Wikipedia
Em 1929, em plena crise mundial, Avelino Antônio Vieira resolveu fundar, em Tomazina, interior do Paraná, uma empresa bancária, e para isto associa-se a alguns amigos e cria a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). Em 1944 o BPA foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná, do qual Avelino tornou-se diretor comercial. Em 1951 Avelino Vieira assumiu o controle do Banco Meridional da Produção (com apenas quatro agências) e mudou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná S.A. Em abril de 1971 esta denominação foi alterada, transformou-se no Banco Bamerindus do Brasil S.A., uma das maiores instituições bancárias da América do Sul durante as décadas de 1970 e 1980, entrando em crise e colapso nos anos 1990.”
Veja mais no http://pt.wikipedia.org/wiki/Bamerindus
Segundo o livro “O Cooperativismo de Crédito no Brasil – do século XX ao século XXI” – por Valdecir Palhares e Diva Benevides
Contribuições: Ênio Meinen e Marco Aurélio Borges de Almada
Não tive a oportunidade de ler o livro, mas queria saber como o homem do chapéu chegou lá.