O Banco Central (BC) realizou um workshop reunindo todas as cooperativas singulares não vinculadas a centrais, em todas as sedes regionais da instituição. O objetivo foi apresentar os textos consolidados para o Estatuto e Regulamento do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito brasileiras – o FGCoop.
Após apresentação do estatuto e regulamento, cooperativas aguardam com ansiedade sua entrada em funcionamento
O chefe adjunto do Departamento de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do BC, João Luiz Marques, ressaltou o avanço que o Fundo trará para a o setor. “O FGCoop é um patrimônio do segmento cooperativo brasileiro. Demonstra sua maturidade organizacional e da aplicação do princípio da intercooperação em seu grau mais elevado“, destacou. O diretor do Departamento, Sidnei Marques, acrescentou que o FGCoop “atuará como instrumento institucional de unicidade do cooperativismo de crédito brasileiro“.
Além de acompanhar a apresentação na sede do BC, em Brasília, o Sistema OCB se fez presente, também, junto às regionais. O coordenador do Ramo Crédito na OCB, Thiago Borba, que assistiu à exposição no Rio de Janeiro, relatou que a participação das cooperativas foi expressiva, apresentando questionamentos essenciais para sanar as dúvidas que ainda restavam sobre os textos. “Os apontamentos levantados pelos representantes das cooperativas foram prontamente esclarecidos pelos membros do nosso Conselho Consultivo Especializado – o Ceco – conferindo maior celeridade e confiabilidade ao processo de revisão dos textos”, afirmou Borba.
Segundo o coordenador, o segmento aguarda, agora, os próximos passos para a instituição do Fundo e sua entrada em exercício, o que fortalecerá ainda mais o cooperativismo de crédito brasileiro.
Fonte: OCB