O conselho fiscal nas instituições financeiras cooperativas: outro importante tema da ordem do dia!, por Ênio Meinen

22 Comentários

  1. Belo e oportuno artigo. Enio Meinen demonstra profundo conhecimento sobre os aspectos do Cooperativismo que necessitamos evoluir de forma pragmática e eficaz.

  2. Amigo Ênio: li seu artigo de um fôlego só e cumprimento-o pela coragem e facilidade com que expôs o tema.
    Concordo com o desprestígio atual dos conselheiros fiscais, que não sabem o que fazer com tantas superposições de tarefas.
    Concordo, também, que o CF deveria ser mantido para as cooperativas só com diretoria (sem conselho de administração) e àquelas no modelo monístico total.
    Parabéns e espero que continue nos orientando com seu imenso conhecimento sobre o cooperativismo de crédito.
    Antonio Augusto de Castro

  3. Parabéns pelo texto! É necessário profissionalizar cada vez mais o sistema cooperativo para nos tornarmos competitivos e ao mesmo tempo devemos nos preocupar em informar àqueles que sequer sabem da responsabilidade que estão assumindo, quando ocupam o cargo no referido conselho.

    Clayton Pires

  4. Parabéns Dr. Ênio Muito bom seu texto, assim podemos fazer reflexões num momento muito importante para o cooperativismo de crédito, com o momento econômico que estamos vivendo no nosso país, precisamos repensar nossas cooperativas, pois como você mesmo disse, administramos apenas 2% do mercado financeiro, quer dizer, cuidamos de muito pouco e temos custos não compatíveis com nossa realidade. Sem falar em outras coisas mais que você muito bem colocou e para não ser repetitivo com o seu texto. Um grande abraço. Mario Luiz Schutz.

  5. Dr. Enio,
    Concordo com sua posição. Realmente, hoje, o CF é um mero expectador, um órgão aprovador de contas e relatórios. A grande maioria dos seus membros não possuem conhecimento para analisar um balancete. Salvo raríssimas exceções.
    Sou simpático ao Conselho de Vigilância.
    Saudações.
    Plínio Smiderle
    Conselho Fiscal CREDISC

  6. Parabéns Dr Ênio. Sempre na vanguarda. Gostaria que fosse mais incisivo quanto ao “pouco protagonismo” assumido pelo CF ( Olha que elegante o cavalheiro). Nossos C F foram perdendo sua função nas cooperativas de crédito, quando o BACEN foi “abrindo” as cooperativas, até chegar ao ponto que estamos: Livre admissão. A Cada abertura, impunha uma obrigação. Dentre estas, foi tirando as funções do CF. O que me impede de concordar em tudo com você meu car Ênio, é o fato de sugerir que o CF não seja homologado pelo Bacen. Penso que deverá , em breve ser opcional. Abraço. Bento

  7. Dr. Ênio como sempre contribuindo para apropriadas reflexôes no cooperativismo de crédito. O atual momento propicia estas novas “visões” para o cooperativismo onde estruturas, eficiência, custos, rentabilidade, etc… passam a ser debatidas/refletidas de forma mais “tranquila” pelas lideranças – maturidade obtida por décadas de trabalho e dedicação. Lembrando sempre que, o objetivo de tudo isso é dar segurança aos associados e sociedade, demonstrando que “sua” cooperativa é sólida, sustentável e gerida por orgãos que possuem as devidas competências para fazê-lo. Parabéns! Abraço.

  8. Parabéns Ênio pelo texto, excelente reflexão em momento muito importante para o cooperativismo de crédito, tendo em vista a adoção do novo formato de governança e mais, principalmente, pelos custos envolvidos para uma atividade que não tem conseguido dar o retorno desejado. Somos 2% do mercado com gastos desproporcionais para o tamanho. Um grande abraço. Jorge Peres.

  9. Dr. Ênio parabenizo pela iniciativa, de nos provocar a reflexão de que ” não há espaço para a manutenção de estruturas e atividades que, no final da equação, não tragam ganhos ou não agreguem valor ao empreendimento.” Lembrando que o associado e seu desenvolvimento são o proposito da existência da Cooperativa. Que o simples ato de refletir nos propocione mudar, mudar para melhor. Atenciosamente Julio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *