Terminou neste sábado a 11ª edição da Expo Money, realizada no Centro de Exposições (Expo) Transamérica, em São Paulo, capital.
A Expo Money é o maior e mais tradicional evento sobre educação financeira de toda a América Latina, e que este ano teve a presença de cerca de 18 mil pessoas segundo os organizadores.
Esta edição, subdividida em vários outros encontros regionais, tem como curadora a jornalista e colunista financeira Mara Luquet, das Organizações Globo (em 2013 a Expo Money fechou uma parceria com a Letras & Lucros, da jornalista e comentarista da TV Globo, Mara Luquet, para a curadoria dos encontros), que abriu espaço para que o cooperativismo financeiro pudesse compor a pauta desse importante certame pela 1ª vez.
Entre as 80 palestras confiadas a especialistas de várias áreas do mercado financeiro, coube ao diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob, Ênio Meinen, defender o tema “Cooperativismo de Crédito, uma Alternativa aos Bancos Tradicionais“, painel que teve como debatedora justamente a jornalista coordenadora do evento.
De acordo com o conferencista, o que mais chamou a atenção, a partir das perguntas feitas pelos participantes, é o pouco conhecimento do público em geral sobre o cooperativismo financeiro, uma das principais causas da ainda baixa procura por essa solução sócio-econômico-financeira, principalmente nos grandes centros urbanos.
Conforme Ênio, “muitos ainda pensam que é uma iniciativa para pequenos grupos, destinada a dar crédito facilitado e barato às pessoas que fazem parte da cooperativa, especialmente na área rural. O emprego do vocábulo ‘crédito’ na veiculação dos empreendimentos restringe a percepção sobre a verdadeira abrangência do portfólio de produtos e serviços disponíveis nas instituições financeiras cooperativas“.
Segundo ele, “a própria mídia apenas mais recentemente vem percebendo a real dimensão dessa alternativa no mercado financeiro-bancário, prova disso a surpresa da jornalista debatedora (especialista em finanças!) ao ver tudo o que as cooperativas oferecem, e da forma diferenciada como o fazem, dizendo estar-se familiarizando com a causa há alguns dias, desde que foi provocada por um telespectador sobre o assunto”. “É preciso continuar investindo em comunicação voltada para a grande massa, cuja ação, pelos custos envolvidos e impactos, recomenda reunião de esforços e recursos intersistêmicas“, arremata o dirigente.
O roteiro utilizado na apresentação do cooperativista Ênio Meinen, coautor do livro “O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã”, junto com Márcio Port, pode ser acessado no link
—-
Ênio Meinen é advogado, com MBA em Gestão de Pessoas. Fez pós-graduação em Advocacia Empresarial em Ambiente Globalizado pela Unisinos e em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Com 29 anos de experiência no cooperativismo de crédito, foi diretor vice-presidente de Políticas Corporativas da Confederação Sicredi. É também autor de vários livros e artigos sobre o cooperativismo de crédito. Desde maio de 2009, é diretor de Operações do Bancoob.
Márcio Parabéns pelo constante trabalho de valorização do Cooperativismo. A persistência nos dá consistência e respeito.
Um abraço forte no Enio !
Muita saúde e felicidade pra vocês,
Ênio
Parabéns pela visibilidade que tens conseguido dar, através da tua competência, ao nosso Cooperativismo de Crédito.
As coopertivas são excelentes opções financeiras e estão se consolidando através dos anos.
Parabéns Ênio!
Uma grande oportunidade para dar visibilidade ao trabalho do cooperativismo de crédito, muito bem representado por alguém que realmente conhece.
Com isso é possível mostrar a relevância exercida pelo cooperativismo, uma importância para o ser humano, pois o cooperativismo é feito por pessoas.
As Cooperativas de Crédito com certeza são uma excelente opção para quem quer investir em fundo de renda fixa pois as aplicações no RDC oferecem uma boa remuneração porém as pessoas não tem a informação necessárias sobre todos os serviços que as COOPERATIVAS DE CRÉDITO podem oferecer a seus associados.Mas tenho plena convicção de que os GRANDES BANCOS não deixariam que tais serviços chegacem ao conhecimento dos seus clientes que com certeza não aplicariam seu dinheiro em BANCOS devido as ALTAS taxas que COBRAM ,minando os LUCROS que seriam de seus clientes. Os BANQUEIROS são muito fortes e tem o apoio incondicional do GOVERNO .As Cooperativas deveriam investir um pouco mais em publicidade em Comerciais de Televisão haja vista ser o meio mais rápido de levar informação as pessoas e mostrar a qualidade das nossas queridas COOPERATIVAS . Um abraço a todos e VIVA as COOPERATIVAS !!!!!!!
Parabéns Ênio pela conquista, contribuição e dedicação ao
cooperativismo de crédito.
Parabéns ao cooperativista Ênio Meinen pelo espaço conquistado na Expo Money, através da jornalista Mara Luquet da Globo, dando visibilidade ao cooperativismo de crédito na mídia nacional.