Representantes de Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Alemanha estiveram em Curitiba para trocar experiências sobre as cooperativas
Representantes do cooperativismo de crédito da Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Alemanha participaram da reunião de gerentes das cooperativas de crédito do Cone Sul, promovido pelo Sicredi e pela DGRV (Confederação Alemã de Cooperativas). O encontro ocorreu na última semana e teve o objetivo de trocar experiências entre as cooperativas dos países. “Nós prezamos por esse intercâmbio, pela troca de conhecimento e de experiências”, afirma Adilson Félix de Sá, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP.
De acordo com Oliver Thomas, diretor da DGRV para a América do Sul, o encontro, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, pode ser considerado um sucesso, pois permitiu aos países da América Latina conhecerem a experiência bem-sucedida do Brasil com o cooperativismo – considerado um dos países mais avançados do mundo nesse quesito. “Esse intercâmbio de informações e experiências tem valor muito grande para os participantes. Isso fortalece as estruturas dessas cooperativas”, afirma Thomas.
Entre os destaques do seminário, que contou com diversas palestras, estão o sistema de CRM (Costumer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) implantado pelo Sicredi, seu modelo de remuneração, e a valorização do talento humano. “O projeto de CRM do Sicredi pode ser adotado em vários outros países, pois foi discutido a fundo sua implantação e funcionamento”, avalia Thomas.
O gerente de projetos da Central Sicredi, Jeferson Coser, revela que a instituição usa o software mais completo voltado a esse objetivo, agregando as mais variadas funções. Segundo ele, o CRM tem facilitado muito o trabalho, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento das atividades dos colaboradores e dos associados. “O CRM nos permite ter uma visão 360° das operações e serviços”, completa.
Na avaliação de Sá, embora os países tenham vindo conhecer o modelo cooperativista brasileiro, que hoje encontra-se regulamentado através de uma Lei própria para as cooperativas de crédito, a integração entre as cooperativas é um objetivo do DGRV. “Mesmo com diferenças de história, tamanho e principalmente de regulação em seus países, em nossas discussões, identificamos os desafios, trocamos ideias e propomos ações que contribuem para o fortalecimento das cooperativas de crédito na América do Sul”, diz.
A lição que pode ser percebida pelo Sicredi está no relacionamento com os seus associados. “Quando se cresce muito, corre-se o risco de se distanciar dos sócios e a troca de experiências com essas cooperativas contribui para mantermos o foco na proximidade e desenvolvimento de nossos sócios e comunidade“, avalia. A instituição tenta manter essa proximidade por meio dos programas “Crescer” e “Pertencer”, que objetivam instruir os associados sobre o funcionamento do Sicredi disseminando os valores do cooperativismo. “Nossa ideia é formar o associado como cooperativista”, explica.
Programas Sociais
O Programa “A União faz a Vida” foi apresentado pela coordenadora de programas sociais da Central Sicredi PR/SP, Rejane Freitas. Voltado à responsabilidade social, o programa busca incorporar a educação cooperativa ao dia a dia das salas de aula. O mascote, uma abelha, representa o cooperativismo e chama a atenção das crianças, foco da iniciativa. “Buscamos desenvolver projetos educativos de impacto na comunidade, ao lado das crianças. Nosso trabalho é a soma da colaboração dos gestores do Sicredi, parceiros, da assessoria pedagógica e dos apoiadores”, relata Rejane.
Para os representantes da DGRV, as iniciativas sociais do Sicredi são um exemplo a ser seguido em razão dos resultados alcançados, pois beneficiam a comunidade como um todo. Por meio do programa, comunidades do interior do Estado receberam melhorias, como a revitalização de locais abandonados e o ensino da reciclagem.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,4 milhões de associados e 1.232 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 107 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Tenho orgulho de pertencer ao sistema Sicredi e, de ter sido um dos fundadores da Sicredi Caxias, hoje Sicredi Pioneira, cujo trabalho serve para nortear as ações do sistema e ajuda a tornar grande e importante o cooperativismo de crédito do Brasil.