Material será o primeiro do Brasil, voltado a pessoas físicas
Brasília (30/09) – Um material inédito no Brasil está sendo preparado pelo Sistema OCB em parceira com o Banco Central. Trata-se do material didático do curso de educação financeira que deverá ser disponibilizado as cooperativas a partir do segundo semestre deste ano. O curso é uma iniciativa do Sistema OCB e do próprio BC que, recentemente concluiu que 75% da população brasileira são considerados analfabetos financeiros.
O Banco Central forneceu todo o conteúdo do curso e o Sistema OCB está concluindo a metodologia de aplicação do material. Para isso, membros de um grupo técnico estão em Brasília. O grupo é composto por representantes dos estados do Ceará e do Paraná, além de técnicos das três áreas finalísticas (Gerência de Promoção Social, Gerência de Formação e Qualificação Profissional e Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas), e, também, da Gerência de Pessoas. Técnicos do Banco Central também integram à equipe. Neste encontro estão sendo fechadas a metodologia e a estratégia de descentralização do programa.
PÚBLICO-ALVO: A ideia é que as unidades estaduais promovam os cursos regionalmente, tendo como público-alvo: cooperados, empregados de cooperativas e familiares.
TUMAS-PILOTO: O próximo passo será o teste da metodologia em duas turmas piloto, nas unidades do Paraná (14 a 18/10) e Ceará (28/10 a 1º/11).
Fonte: OCB
Bela iniciativa da OCB junto com BCB, penso que devemos ir mais longe educando nossas crianças nos primeiros anos da escola. Fraterno abraço.
Acadêmico ESCOOP Faculdade Escola Superior do Cooperativismo Poa/RS http://www.escoop.edu.br
Excelente iniciativa, pois a maioria das pessoas não tem conhecimento para uma administração financeira própria.
Gostaria de participar da turma piloto no Ceará, pois é a intenção de nossa cooperativa iniciar a Educação Financeira para nossos cooperados ainda este ano.
Parabéns à OCB e ao Banco Central pela iniciativa, o Brasil precisa muito do cooperativismo!!