A ACI lançou ontem, na África, novo logotipo objetivando transformar sua nova marca em um símbolo internacional do nosso movimento
Brasília (04/11) – O movimento cooperativista mundial está de cara nova. Neste fim de semana, a Aliança Cooperativista Internacional (ACI) lançou sua nova logomarca, durante a Conferência Mundial que acontece na Cidade do Cabo, na África do Sul. A nova marca nasce com a missão de traduzir para o espectador, imediatamente, os ideais cooperativistas. “Esta logo chega em um momento em que o cooperativismo mundial clama por uma identidade única. Acreditamos, realmente, que qualquer pessoa ao redor do mundo reconhecerá o cooperativismo quando vir essa logomarca. Agora, teremos uma logomarca que, espero, nos represente ao redor do mundo pelos próximos anos”, afirma a presidente da ACI, Dame Pauline Green.
A diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras irá se reunir em breve para discutir a adoção dessa nova marca no Brasil. A organização ainda não tem uma posição definida sobre o assunto, mas se compromete a enviá-la às unidades estaduais e à sociedade tão logo debata o assunto com o quadro diretor e com os técnicos que compõem o Sistema OCB
NOVO SÍMBOLO – A nova logomarca – que substitui a bandeira do arco-íris com pássaros – traz a tipologia da palavra “coop”. Elas foram desenhadas como elos de uma corrente, representando a união e a força do cooperativismo. O secretário-geral da ACI, Ed Mayo, lembrou que diversas imagens, ao longo da história, ajudaram o cooperativismo a transmitir sua mensagem. “Abelhas, círculos, mãos e o arco-íris, já fizeram sua parte, mas agora temos uma nova marca. Seu lado mais emocionante é a possibilidade de ela poder ser usada por qualquer cooperativa ou representação cooperativista, pois pode ser compartilhada e identificada em qualquer parte do mundo”, afirma Mayo.
DESENVOLVIMENTO – A logo cooperativa – como tem sido chamada – foi criada pela Calverts, cooperativa inglesa, e contou com a consultoria da Guerrini Island Design, empresa espanhola, com filial em Buenos Aires. Além disso, a composição da marca envolveu pesquisas e opiniões de cooperativistas de 86 países.
DOMÍNIO.COOP – Junto com a nova marca, a ACI também facilitou a utilização do domínio “.coop”. A intenção é que as cooperativas que ainda não têm site possam lançar suas páginas com essa finalização. Reforçando assim, o conceito visual da marca. A intenção do organismo internacional é que o máximo de cooperativas e entidades utilizem a marca, para fortalecer e identificar o movimento cooperativista em todo o mundo.
Fonte: OCB