Evento da semana: Aliança Cooperativa Internacional para as Américas promove a XVIII Conferência Regional da ACI

Cooperativas podem ser modelo de negócio de maior crescimento da próxima década

São Paulo, 04 de outubro de 2013 – A Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), em conjunto com a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil (Unimed do Brasil), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Aprendizagem Cooperativa Nacional (Sescoop), realizará entre os dias 06 e 11 de outubro a XVIII Conferência Regional da ACI – Américas.

O evento, que acontecerá no Guarujá, em São Paulo, reunirá mais de 800 cooperativas de todos os países das Américas e expositores da região e do mundo, para discutir o Plano para a Década Cooperativa: uma iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional que visa consolidar o modelo de negócio cooperativista como líder da situação econômica, social e ambiental e transformá-lo no modelo de organização com mais rápido crescimento, até 2020.

De acordo com a ACI-Américas, na ocasião serão realizados seminários, palestras, um debate intercontinental, fóruns e várias reuniões setoriais e temáticas que discutirão temas como juventude, gênero, direito, seguros, poupança e crédito, saúde, agricultura, educação cooperativista, agências de promoção, parlamentares e trabalho associado.

Manuel Mariño, diretor regional da ACI-Américas, explica que uma das prioridades será aumentar a consciência pública sobre o que são as cooperativas e o que elas fazem. “As ideias propostas pelas cooperativas funcionam de uma forma muito eficaz, mas a maioria das pessoas não as conhece. É por isso que o Plano para a Década Cooperativa, que discutiremos no Brasil, nos permitirá esclarecer a mensagem do cooperativismo e transmiti-la para uma comunidade global que, atualmente, não imagina o que é possível alcançar com esse modelo”, destaca o executivo.

Desde a sua criação, as cooperativas têm contribuído para o desenvolvimento social e econômico dos países e contam com um histórico comprovado na criação e na manutenção de postos de trabalho. Em todo o mundo, mais de 100 milhões de pessoas são diretamente empregadas por elas. A Aliança Cooperativa Internacional estima que a produção das 300 maiores cooperativas do mundo é igual ao PIB da 10ª maior potência econômica do mundo. No Brasil as cooperativas são responsáveis por 37,2% do PIB agrícola e por 5,4% do PIB mundial.

Este modelo de negócio foi reconhecido pelas Nações Unidas em 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas” – o que permitiu destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social, seu impacto na redução da pobreza e na criação de empregos.

Para analisar as principais questões relacionadas à criação de uma legislação específica para esse modelo, no âmbito da Conferência Regional, será realizado o Congresso Continental de Direito Cooperativista. O evento, realizado pela primeira vez em muitos anos, será dirigido aos Juristas cooperativistas de todo o continente, professores, estudiosos da área e representantes de órgãos governamentais.

Também será realizado o VIII Encontro de Parlamentares que apoiam as cooperativas nas Américas. Este evento, que reunirá legisladores de todo o continente, tem como objetivo incentivar governos e legisladores para que eles compreendam os benefícios econômicos e sociais que o modelo cooperativista pode trazer, apoiem e facilitem o desenvolvimento de um quadro jurídico adequado.

.

Sobre a ACI-Américas

A Aliança Cooperativista Internacional para as Américas (ACI-Américas) é o representante regional da Aliança Cooperativista Internacional (ACI) para o continente americano. A ACI é uma organização independente, não governamental, que representa e suporta as cooperativas de todo o mundo. Os membros da ACI são organizações nacionais e cooperativas de todos os setores, principalmente da agricultura, bancos, consumo, pesca, saúde, habitação, indústria, seguros e turismo. Atualmente a ACI conta com 269 membros de 94 países, além de possuir quatro escritórios regionais nas Américas, Europa, África e Ásia.

Fonte: Unimed Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *