Das 28 cooperativas premiadas, 11 são do ramo crédito.
C. Vale e Unimed Vitória foram as grandes homenageadas da cerimônia de entrega do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizada ontem à noite, em Brasília. Abertura do evento contou com palestra do economista Ricardo Amorim
Brasília (19/11) – Vinte e oito cooperativas brasileiras se destacaram por boas práticas de gestão e governança. E elas foram reconhecidas ontem à noite, em Brasília, na entrega do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB. “Nosso objetivo é auxiliar as cooperativas a vencerem desafios; e prepará-las para o mercado competitivo está entre nossas metas. É preciso investir constantemente no profissionalismo dos negócios e, por isso, a adoção de boas práticas de governança e de gestão é essencial, enfatizou o presidente Márcio Lopes de Freitas na abertura da solenidade, que contou com presença de líderes e dirigentes cooperativistas e diversas autoridades.
Segundo Freitas, a iniciativa de promover o Prêmio tem o objetivo de oportunizar que as cooperativas aprendam umas com as outras, colocando em prática o princípio da intercooperação. “De forma intercooperativa, elas são chamadas a aprimorar suas práticas de gestão e ampliar sua rede de relacionamentos”, destacou o dirigente.
No total, foram premiadas 28 cooperativas, de seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faixa Prata e Faixa Ouro. A C.Vale recebeu uma condecoração como Destaque Governança e coube à cooperativa Unimed Vitória o título de Grande Vencedora. O vice-presidente da C.Vale, Ademar Luiz Pedron, declarou que o prêmio vem coroar o trabalho dedicado da cooperativa na sua gestão e na sua governança. E resumiu: “O relacionamento com o associado é o mais importante de tudo. É ele quem precisa entender e apoiar as decisões tomadas em benefício da cooperativa. Graças a esse apoio é que conseguimos crescer e satisfazer às necessidades de todos os cooperados“. Pedron destacou ainda a importância da participação dos jovens na cooperativa, item de destaque no processo de avaliação da C.Vale.
Em seguida, Remegildo Milanez, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Vitória, agradeceu o reconhecimento como Grande Vencedora do Prêmio destacando a educação como necessidade premente para o sucesso da boa gestão. “A gestão das cooperativas pode ser usada como modelo para a gestão pública. Passamos por várias transformações no Brasil ao longo das últimas décadas e ainda ansiamos muito por educação. Espero que tenhamos uma guinada neste quesito para, assim, garantirmos gestão de qualidade às futuras gerações“, declarou.
.
O prêmio – Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão foi baseado no Modelo de Excelência de Gestão (MEG®), metodologia disseminada pela FNQ para auxiliar empresas de todos os portes e setores na busca pela excelência da gestão. O superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, explica como foi a execução desse trabalho e o que representa em termos de ganho, tanto para o Sistema OCB quanto para a Fundação: “Além de concorrer ao Prêmio, todas as cooperativas inscritas receberam um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão. A partir deste feedback, que traz um profundo diagnóstico da sua gestão, as cooperativas conseguem entender em quais pontos estão errando e realizar um planejamento estratégico mais assertivo, baseado em uma avaliação sistêmica do seu negócio. A FNQ espera, com este projeto, colaborar para melhoria contínua dessas empresas e para o aumento da competitividade“.
Para a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Susan Miyashita Vilela, a realização do Prêmio significa o começo, ponto de partida de um caminho a ser percorrido constantemente. “A responsabilidade aumenta mais ainda. Assumimos com todos o compromisso de manter a qualidade da gestão e este é um grande desafio a ser enfrentado daqui pra frente. Responsável por todo o processo desde a concepção, avaliação até a cerimônia de entrega, Susan revela uma satisfação pessoal com o sucesso do Prêmio e ressalta: “Nada disso teria acontecido sem o apoio das unidades estaduais. São elas que fazem de fato acontecer, junto às cooperativas, e tiveram papel fundamental para os resultados que obtivemos”.
.
Abertura – Antes de dar início à solenidade de entrega dos troféus, o economista Ricardo Amorim foi convidado a proferir uma palestra aos convidados. Em sua apresentação, Amorim abordou o tema “Economia mundial em transformação: oportunidades e impactos nos seus negócios – boas práticas de gestão e governança minimizam impactos”. Na oportunidade, enfatizou que a eficiência em gestão é um dos caminhos a serem seguidos pelo Brasil para continuar crescendo e elogiou a iniciativa do Sistema OCB em premiar aquelas instituições que investem nesse aspecto. “As cooperativas devem servir de modelo para outros setores da economia e da administração”, afirmou.
.
Premiadas – Confira a seguir a lista com o nome de todas as premiadas da noite, classificadas de acordo com as categorias, em ordem alfabética:
FAIXA OURO
- SICREDI PIONEIRA
- UNIMED CIRCUITO DAS ÁGUAS
- UNIMED VITÓRIA.
FAIXA PRATA
- COOPAMA
- C.VALE
- SICOOB COFAL
- SICREDI SERRANA
- SICREDI VALE DO PIQUIRI
- UNIMED BH
- VIACREDI
FAIXA BRONZE
- CASTROLANDA
- COCAPEC
- COOLAN
- COOPERA
- COOPERSINO
- COOPLEM
- COTRIJAL
- COOXUPÉ
- SANTACOOP
- SICOOB CREDIVAR
- SICOOB NOSSOCRÉDITO
- SICREDI NORDESTE
- SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS
- SICREDI SUDOESTE
- UNICRED BANDEIRANTE
- UNIMED FORTALEZA
- UNIMED MISSÕES
- UNIMED POÇOS DE CALDAS.
Das 28 premiadas, 11 são do ramo crédito, tendo a Sicredi Pioneira RS obtido a maior pontuação dentre estas.
Patrocínio – A cerimônia de entrega do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão conta com patrocínio do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), do Banco Cooperativo Sicredi e da Seguros Unimed.
Fonte: OCB
Parabéns, Márcio Port, pela merecida premiação da Sicredi Pioneira!