Fique atento a propostas apresentadas por golpistas que se passam por cooperativas de crédito.
Diante da grande quantidade de e-mails enviados para o Portal do Cooperativismo Financeiro solicitando informações sobre operações de crédito ofertadas por supostas cooperativas, em condições de mercado extremamente vantajosas para o tomador, republico abaixo texto publicado originalmente em 25/02/2010.
Caso você já tenha visto este tipo de promessas não deixe de registrar seu comentário no final do texto para que os leitores que chegam até o portal, buscando informações, consigam facilmente concluir que tais situações configuram FRAUDE.
Assista ao vídeo falando do assunto clicando aqui.
—————————————–
Matéria de 25/02/2010
Cuidado com as falsas Cooperativas de Crédito
Nos últimos dias tenho recebido email´s de pessoas da região central do país (MG, SP) solicitando informações sobre como funcionam as Cooperativas de CréditoCooperativas de Crédito.
O interesse tem como origem propostas maravilhosas que estão sendo feitas por supostas Cooperativas de Crédito que oferecem linhas de crédito com prazo de 200 meses (17 anos) e com taxas de juros extremamente atrativas (menos de 0,3% ao mês).
Onde está o problema?
Para garantir sua operação de crédito os estelionatários exigem o pagamento antecipado de 10% do valor a ser liberado a título de “seguro”. Os 10% tem de ser depositados em contas de pessoas físicas que supostamente seriam advogados da Cooperativa.
Como funciona em uma cooperativa de crédito
As Cooperativas de Crédito não tem clientes, tem associados (donos) e como tal tem procedimentos de abertura de conta diferenciados dos bancos visto que torna-se necessário observar o processo de “associação” do interessado em ingressar na Cooperativa.
A abertura da conta em uma cooperativa dura o mesmo tempo que ocorre em um Banco, dificilmente será mais rápido e nunca será por telefone ou e-mail.
Uma Cooperativa de Crédito sempre fará questão de explicar os diferenciais entre uma Cooperativa de Crédito e um Banco e dificilmente passará uma imagem de “crédito fácil e rápido”, afinal, qualquer inadimplência terá de ser arcada entre todos os associados da Cooperativa.
Fique atento
Fique muito atento à milagres. Desconfie de tudo o que parece ser muito fácil.
Cooperativas de Crédito são instituições financeiras regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e como tal tem de estar regularmente constituídas. Em caso de dúvidas mantenha contato com o autor deste site.
Importante ressaltar que 80% das cooperativas de crédito do Brasil utilizam uma das seguintes marcas/nomes: Sicredi, Sicoob, Unicred, Ailos, Cresol e Uniprime.
Com estas cooperativas você não correrá o risco deste tipo de fraude e tenha a certeza de que todas elas exigirão sua presença física para a concessão de qualquer empréstimo, salvo em situações em que a pessoa utilizar algum aplicativo móvel por já ser associada da cooperativa.
Nomes das falsas cooperativas de crédito
Os nomes de falsas Cooperativas que tem sido utilizados ultimamente são: (se souberes de outros mantenha contato por email):
- Central das Cooperativas de Economia e Crédito
- Cooperativa de Crédito de BH
- Cooperativa de Crédito de Minas
- União Sócio Cooperativa de Crédito
- Coopne – Cooperativa Nacional de Empréstimo
Veja a matéria publicada no http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/236235 demonstrando um caso prático desta situação.
Cooperativas de Crédito Autorizadas pelo Banco Central do Brasil
Consulte no link Relação das cooperativas de crédito autorizadas a operar no Brasil.
Via o anuncio na rádio da minha cidade de uma empresa de credito chada cooperativa mercantil, alguém pode me dizer se é uma empresa de verdade ou fraude?
Gostaria de saber sobre as tais empresas de empréstimos para negativados
CRED SOLUÇÕES FINANCEIRAS
E a outra é
SAX FINANCEIRA…
Boa noite.
Gostaria de saber se a empresa ASSESSORIA CONSULTORIA FINANCEIRA SS CRED inscrita no CNPJ 09.401.580/0001-01 e com
CEP 01.042-000 é verdadeira? Eles me aprovaram um crédito de 11 mil em 36 parcelas de 358,48. Fiz o contrato e o assinei. Logo após pediram que eu arcasse com os custos iniciais de Cartório e seguro, custo único no valor de 512,00. Fiz um transferência pois deu erro no pagamento por boleto. Aí eles me mandaram um comprovante de Ted para pagamento do valor em minha conta, porém o valor estava 12.560,97 e então eles me ligaram afirmando que o valor estava a mais por erro de conversão de taxa e não sei o que mais. E pediram a devolução do valor. Achei muito estranho, mas como precisava do dinheiro, pedi esse valor emprestado e fiz a transferência de 1.560,97. Aí me ligaram dizendo que já estavam tentando fazer a liberação do crédito, porém como meu score estava baixo não aceitava a liberação na minha conta e eu precisava pagar o valor de 2.212,00 para regularização do score e consequente liberação do valor de 12.560,97 na minha conta em conjunto com os 2.212,00 pagos pela liberação do score. Porém eu disse que só teria esse valor no dia 10. Agora estou preocupado achando que caí em um golpe. Alguém pode me confirmar se essa empresa é verdadeira e se realmente devo fazer o pagamento de 2.212,00 para regularização do score e liberação do crédito? Preciso ter certeza que não vou perder todo o dinheiro e ficar sem receber nada. Me ajudem por favor. Eu já disse a eles que o modo que a empresa estava agindo não estava confiável e eles disseram que a empresa existe há 12 anos e não seria viável a empresa se manchar por tão pouco e se eles quisessem aplicar um golpe em mim já teriam sumido com o valor significativo que já transferi para eles. Me ajudem com essa situação, por favor!!!
Guilherme, aconteceu praticamente a mesma coisa comigo. Eles pediram para depositar o valor de R$380,00 para custos de cartório… E depois disseram que como passaram do valor (converteu) eu precisava pagar a diferença de R$1560,00. E eu disse que não pagaria, pois não tenho esse dinheiro e disseram que vão me colocar no Serasa. Liguei no meu banco para saber se tinha algum valor bloqueado e não tem… Me aconselharam fazer um boletim de ocorrência.