Taxa de inadimplência recuou no Sistema Financeiro Cooperativo em 2013
Os associados das instituições financeiras cooperativas quitaram suas dívidas em 2013 com mais pontualidade do que no ano anterior. A taxa de inadimplência nos empréstimos oferecidos pelas cooperativas do Sicoob, por exemplo, fechou o ano em 1,39%, menos da metade do valor inferior apresentado pelos bancos que foi de 3%.
Já a taxa de inadimplência das operações das cooperativas do Sistema com as empresas, somou 1,86% em dezembro do ano passado – com queda de 0,85 pontos percentuais em comparação com 2012. Comparado à igual período, o sistema bancário apresentou redução de 0,04 pontos percentuais (p.p).
Inadimplência de pessoa física
A inadimplência provocada por pessoas física nas cooperativas do Sicoob se mostrou inferior quando comparada ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). Enquanto a inadimplência na instituição cooperativa permaneceu a uma taxa de 1,83 p.p, 2,1 p.p, e 1,77 p.p respectivamente aos anos de 2011, 2012 e 2013, no SFN a taxa permaneceu em 5,7 p.p, 5,6 p.p e 4,4 p.p.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,6 milhões de associados em todo o país e está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias, provedoras de produtos e serviços especializados, como cartões, consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.