Gold Coast – As cooperativas financeiras da Austrália são filiadas, em sua maioria, a uma associação chamada COBA (Customer Owned Banking Association, cujo nome poderia ser traduzido como associação dos bancos cuja propriedade é dos próprios clientes. O papel do COBA é basicamente de representação dos membros, não realizando trabalhos compartilhados.
A COBA é o nome atual da Abacus – Australian Mutuals e é formada por 96 membros, com 4 milhões de associados, sendo:
1) 79 Credit Unions (cooperativas de crédito)
2) 6 Building Societies (sociedades especializadas no crédito imobiliário)
3) 10 Mutuals Banks (bancos com características de cooperativas)
4) 1 outra forma de constituição
* A COBA representa ainda 13 Friendly Societies, através da Friendly Societies of Austrália, que reúne 800 mil associados.
As entidades filiadas a COBA administram cerca de US$ 80 bilhões, oferecendo aos 4,5 milhões de associados uma alternativa competitiva em relação aos bancos, dando acesso a aplicações, empréstimos, cartões e seguros. Comparativamente ao setor bancário, somadas, as instituições financeiras cooperativas ocupam a 5a posição no mercado financeiro (11% do mercado), atrás apenas dos 5 maiores bancos.
A legislação australiana equipara as cooperativas de crédito aos bancos, não havendo distinções, motivo pelo qual existem entidades filiadas ao COBA que mudaram sua estrutura societária de cooperativa para banco mutual. Esta estratégia, adotada por cerca de 10 cooperativas financeiras no país, teve como objetivo facilitar a comunicação institucional, pois, segundo elas, todos sabem o que é um banco, o que nem sempre ocorre com uma cooperativa. Na Austrália o fundo garantidor do sistema financeiro cobre até AUD 250 mil (equivalente a US$ 230 mil).
Com relação ao Patrimônio Líquido das instituições financeiras cooperativas, o que se percebe é que sua composição é oriunda basicamente por reservas e sobras retidas, não havendo capital social integralizado pelos associados.
A maior das cooperativas australianas administra US$ 9 bilhões e a menor US$ 20 milhões. Em linhas gerais: 20% das cooperativas administram 80% dos ativos; as cooperativas possuem 3.694 ATMs; 50 cooperativas utilizam o mesmo sistema de Informatica.
O COBA trabalha também aspectos relacionados a mídia, tendo em sua campanha institucional a migração das pessoas dos bancos para as cooperativas. Veja alguns dos vídeos disponíveis no Youtube do COBA.
A linha da campanha institucional é: “por que eu não troco uma cooperativa de crédito?”. A resposta é: porque nela os clientes são donos e por isto os clientes estão primeiro lugar. Outro ponto é que nos bancos existe a necessidade de gerar grandes lucros para satisfazer os acionistas e nas cooperativas não. Em uma cooperativa as sobras não são pagas para acionistas externos, mas sim são são reinvestidas em forma de melhores produtos e serviços para os associados e para a comunidade, buscando a oferta de taxas e preços mais baixos.
Quando questionados sobre o nível de satisfação, 90,6% dos associados responderam que estão satisfeitos, significativamente maior do que os clientes dos 4 grandes bancos responderam (78,9% estão satisfeitos). A fonte é uma pesquisa feita pela Roy Morgan Research.
“Feed a man fish and he will eat for a day;
teach a man to fish and he will eat for a lifetime”
Confira as imagens de alguns pontos de atendimento de instituições financeiras cooperativas:
Fonte: http://customerownedbanking.asn.au