Gold Coast – Teve início neste domingo, 27/07/14, em Gold Coast, no leste da Austrália, a conferência mundial do Woccu, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito.
O evento reúne 1.800 lideranças do cooperativismo financeiro de 45 diferentes países, sendo que o Brasil está representado por uma comitiva de 80 pessoas. Os países com maior destaque em participação são: Austrália com 740 pessoas, Estados Unidos com 255, Canadá com 149, Nova Zelândia com 99, o Brasil e o Quênia com 75 participantes.
Na abertura do evento o Presidente do Woccu, Grzegorz Bierecki, destacou alguns pontos importantes: “o movimento cooperativo mundial tem respondido de forma adequada aos desafios da crise financeira mundial. O Woccu é a voz de mais de 200 milhões de pessoas no mundo, no G20, no Comitê de Basileia, por exemplo. O marco regulatório deve ser proporcional ao risco apresentado e não deve ser igual para todos. Temos de mudar a regra atual em que as pessoas com maior lobby obtém melhores resultados. A crise financeira abriu um mar de possibilidades para as cooperativas financeiras, lembrando-nos dos princípios cooperativos, que contribuem para nossa resiliência, nossa estabilidade e nossa auto-suficiência. Investidores externos não pressionam as cooperativas a terem resultados melhores. Somos movidos pelas pessoas e não pelo capital. Muitas pessoas escolhem as cooperativas ao invés dos bancos comerciais, para fazerem parte de algo ético e descente. Em muitos países as cooperativas são uma alternativa ao sistema financeiro, em outras são a única opção disponível. Em muitos países o crescimento poderia ser maior se existisse maior cooperação entre as instituições cooperativas existentes. Por centenas de anos as cooperativas financeiras tem construído um mundo melhor. Raiffeisen, Desjardins, e outros, fizeram um esforço, não pelo lucro, mas para servir as pessoas. Seus pensamentos e princípios brilham novamente e atraem milhões. O momento do cooperativismo chegou, vamos agir em conjunto.”
Conheça os principais dados do cooperativismo financeiro segundo o Woccu:
com certeza um evento de extrema importancia frente aos desafios, o Cooperativismo de Crédito a cada dia busca seu espaço, com muita sabedoria e profissionalismo. Sempre que a economia mundial sofre abalos, o cooperativismo além de enfrentar, pelos seus principios e valores, aumenta seu fortalecimento e mais agregação de renda onde atua. Parabéns aos Cooperativistas de todo nosso Mundo.