Durante o pronunciamento de abertura, Márcio Freitas falou ainda sobre engajamento eleitoral e sobre respeito ao cooperado
Brasília (11/9) – “O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo já está maduro o suficiente para discutir uma integração entre seus elos, como forma de gerar economicidade”. Foi com essa ênfase ao tema da décima edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10ª Concred), que o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez a abertura oficial do evento, para uma plateia de mais de mil pessoas.
Segundo ele, a integração entre confederações e sistemas de crédito precisa ser encarada como uma importante ferramenta de desenvolvimento gerencial, visando ao crescimento do cooperativismo financeiro. “Não podemos caminhar mais separadamente. Chegará um momento em que os caminhos vão se cruzar e, então, teremos a certeza de que nossos rumos são os mesmos: melhorar a vida dos nossos associados. Não podemos nos esquecer de que a razão de nossa existência é a cooperativa e seus cooperados, ou seja, ignorar a relação existente entre criador e criatura”, enfatizou Márcio Freitas.
Outro destaque da fala do presidente do Sistema OCB, diz respeito ao processo eleitoral. Ele conclamou as cooperativas financeiras a se engajarem neste processo de representação política tão importante para o futuro do país e do próprio cooperativismo.
“Percebo a intenção dos candidatos em aprimorar os programas sociais voltados à redução da pobreza, distribuição de renda, geração de empregos e inclusão social, o que torna este momento bastante oportuno para que a sociedade possa colaborar na discussão de propostas que visem a fortalecer as políticas públicas do país”, comenta Freitas.
De acordo com o líder, é neste contexto que o cooperativismo brasileiro tem o desafio e a oportunidade de ser reconhecido, cada vez mais, como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seus inúmeros diferenciais.
“As cooperativas são empreendimentos sustentáveis, que valorizam a participação dos seus associados, a gestão democrática e o interesse pela comunidade. E, por isso, precisamos escolher representantes que, de fato, entendem e se preocupam com o desenvolvimento da família cooperativista do Brasil”, argumenta o presidente.
Para concluir, Márcio Freitas ressaltou que “por serem empreendimentos voltados ao crescimento econômico e social, as cooperativas podem e devem ganhar mais destaque no desenvolvimento do país. Para tanto, é fundamental que o poder público compreenda melhor o seu funcionamento, consolidando ações efetivas para fortalecer este movimento que hoje é responsável pela inclusão de milhões de brasileiros.”
CERIMÔNIA – A abertura oficial do 10º Concred contou ainda com a participação do coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO), Celso Regis, também presidente da Confebras e do Sistema OCB/MS, do presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, do presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra, do secretário-executivo do Banco Central do Brasil, Geraldo Magela, dentre outras autoridades locais.
EVENTO – Neste ano, o evento contou com o apoio do Sescoop. O Concred é realizado a cada dois anos pela Confebras. O 10º Concred teve recorde de inscrições. Ao todo, mais de 1,4 mil profissionais envolvidos com o cooperativismo de crédito de todo país, participaram do evento.
Neste ano, o Congresso abordará diversos subtemas, sugestões e anseios do Sistema Cooperativista de Crédito, tudo em sintonia com o tema central: “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O melhor caminho”.
Em 2012, a 9ª edição registrou a participação de 1,2 mil pessoas, em Nova Petrópolis (RS), entre palestrantes, staff e executivos cooperativistas.
Fonte: OCB
Não têm como não participar deste evento!